terça-feira, 22 de julho de 2008

BAMBUTERAPIA

Logo no início da utilização do bambu nas massagens, achava-se “muito boa essa massagem”, mas aos poucos, foi tornando uma massagem mais direcionada, não é omente “boa”, ela é mais séria, ela pode estar presente em todos os tipos de tratamentos.
Foi-se levando mais a sério o assunto “Massagem com Bambu” ou “Bamboo Terapy”.
Ela foi invadindo os Spas, as Clínicas, as Cabines das Esteticistas.
Quando se fala na Massagem com Bambu, todos querem saber o que é.
Aproveitem esse tipo de massagem que nos facilita muito o trabalho e todos gostam
Antes vamos falar um pouco sobre nossa constituição óssea e muscular.
Todas nós precisamos saber bem as manobras de massagens, mas precisamos saber também sobre a parte teórica do que estamos praticando.
Vamos falar sobre:
- face
é a parte frontal da cabeça, conhecida como rosto, onde se encontram o nariz, olhos, boca, etc.
ela é nformada pelo crânio (composto por vários ossos encaixados), que protege o encéfalo.
O encéfalo está ainda protegido de lesões exteriores pelas meninges e pelo líquido cefalorraquidiano (também chamado cefalorraquídeo ou cefalorraquídio).
Os órgãos sensoriais já referidos, inseridos em cavidades formadas pela própria estrutura óssea cefálica ligam-se, a partir de nervos, ao cérebro (uma das partes do encéfalo) que traduz os dados por eles recebidos nas nossas sensações e percepções, registando-as na memória (ou não).
A cabeça tem a principal função de protejer o cérebro, contra pancadas traumatismos etc...
A parte anterior da cabeça é a face.
A parte posterior apelida-se de nuca.
É possivel rodar ou inclinar a cabeça graças a duas vértebras no cimo da coluna vertebral.A cabeça mantém-se direita graças à ação dos músculos e ossos que compõem o pescoço.
Quais são os ossos da Cabeça: são os do crânio e da face
- do crânio- O cranio é uma caixa óssea constituída por uma parte superior: a abóboda craniana e uma parte inferior: a base do cranio
- da face -A face é constituída por um maciço ósseo, situado adiante da base do cranio e limitando com este várias cavidades onde se encontra a maior parte dos órgãos dos sentidos. Os ossos do Crânio são: 8 ossos, 2 pares e 4 impares
Parietal (2)
Temporal (2)
Frontal
Occipital
Esfenóide
Etmóide Os ossos da Face sâo: 14 ossos 6 pares e 2 impares
Maxilar ( 2)
Zigomático (2)
Lacrimal (2)
Nasal (2)
Corneto inferior (2)
Palatino (2)
Vómer E Mandíbula Nariz
Nariz é a parte externa do sistema respiratório de alguns animais.
O nariz é constituído pelas fossas nasais e pela pirâmide nasal. A pirâmide nasal é a estrutura visível que forma proeminência na face. É constuída por lâminas cartilagíneas. As fossas nasais compreendem o espaço entre as coanas e as narinas; são divididas pelo septo nasal.
Os ossos que compõem o nariz são: o frontal, os nasais e os maxilares.
Dentro do nariz existem pequenos fios, os cílios, que são cobertos por um líquido pegajoso, o muco.
Muitas pessoas não gostam de seus narizes, e então fazem Rinoplastia, que é a cirurgia plástica no nariz. Olhos
O olho é um órgão dos animais que permite detectar a luz e transformar essa percepção em impulsos eléctricos.
Os olhos mais simples não fazem mais do que detectar se as zonas ao seu redor estão iluminadas ou escuras. Os mais complexos servem para proporcionar o sentido da visão. O cristalino, uma lente natural, focaliza a imagem.
Nos seres humanos e nos outros hominídeos a retina é constituída por dois tipos de células foto-receptoras, os bastonetes, que nos dão a percepção de claro e escuro,
e os cones, que nos dão a percepção das cores.
Os outros mamíferos só têm percepção de luz em preto e branco, então o mito de que o touro é atraído pelo vermelho não corresponde à realidade Boca
A boca é a abertura anterior do tubo digestivo dos animais e onde se inicia o processo da digestão no homem. Geralmente localiza-se na cabeça do animal.
A boca do homem é constituída pelos dentes e pela língua, que misturam e transformam os alimentos em bolo alimentar, ao envolvê-los em saliva. Os dentes não são todos iguais. Conforme a sua função cada dente tem uma forma diferente. Podemos distinguir os incisivos, cuja missão é cortar os alimentos; os caninos, encarregados de rasgar os alimentos, e os pré-molares e molares, que servem a trituração dos mesmos
A língua é o órgão que recebe os estímulos responsáveis pela sensação do sabor dos alimentos. É na língua que se situam a maioria das papilas gustativas Músculos
Os músculos são órgãos responsáveis pelo movimento dos animais. O músculo funciona aproximando a origem e inserção muscular pela contração. Os músculos são constituídos por tecido muscular e caracterizam-se pela sua contractilidade.
Os músculos são os órgãos ativos do movimento. Eles possuem a capacidade de contrair-se e de relaxar-se, e, em conseqüência, transmitirem movimentos aos ossos sobre os quais se inserem. O movimento de todo o corpo humano ou de algumas das suas partes - cabeça, pescoço, tronco, membros inferiores e superiores deve-se aos músculos.
Temos aproximadamente 212 músculos, sendo 112 na região frontal e 100 na região dorsal.
Cada músculo possui o seu nervo motor, o qual divide-se em várias fibras para poder controlar todas as células do músculo, através da placa motora.
O sistema muscular é capaz de efetuar imensa variedade de movimento, sendo todas essas contrações musculares controladas e coordenadas pelo cérebro.
Além disso não podemos esquecer de salientar da importância dos músculos na postura.Agora vamos falar sobre o HISTÓRICO DO BAMBU

Sabemos que o bambu é uma planta, “primo da grama”, que pode atingir até trinta metros de altura. O Bambu leva seis meses para atingir quinze metros de altura e se renova anualmente.
Calcula-se cerca de 1250 espécies e variedades, com grande abundância no Equador e no Brasil, sendo típica de clima tropical, desenvolvendo-se melhor em solos arenosos, leves, de boa drenagem, profundo e de nível médio de fertilidade. Cresce tanto em regiões tropicais e ao nível do mar como em altitudes de aproximadamente 1300m.
O Bambu era considerado uma planta sagrada, sendo utilizado pelos chineses apenas em cerimônias de nascimento, morte, casamento e iniciação de magos.
Acreditava-se que o espaço vazio entre um nó e outro era tão puro, que os anjos ao virem à terra, ali se hospedavam Ele é rico em minerais e açúcares, ecologicamente correto depois de plantado. Os benefícios do bambu já são pesquisados há 30 anos.

Esta técnica foi criada pelo fisioterapeuta francês, Gill Amsallem, e apresentada por este, pela primeira vez no Brasil, no 14º Congresso Internacional de Estética em agosto de 2006 no Rio de Janeiro. virando moda na estética, com grande sucesso nas clínicas de estética e Spas.

A grande vantagem do bambu é que suas formas - rolos e varetas - modelam o corpo e revitalizam o rosto. Vitaliza, acalma, relaxa a musculatura; o efeito na circulação é sensacional, já que o bambu estimula os pontos e zonas reflexas dos pés, mãos e rosto. Os Bambus escorregam, rolam, giram nos relevos musculares, modelando o corpo, e promovendo um bem estar integral. Uma outra vantagem: o profissional não se cansa tanto, pois coloca o peso do bambu no corpo O Bambu deve estar liso e preparado para sua aplicação na pele do cliente. Deve ser realizada a assepsia do mesmo a cada massagem.
A Bambuterapia colabora como conduta terapêutica para os tratamentos de celulite,flacidez, gordura localizada, envelhecimento e fotoenvelhecimento.
Também pode ser utilizado para melhorar a postura.

Para os fisioterapêutas, uma outra alternativa para os exercicios com o cliente.
No módulo corporal, veremos uma seguencia de movimentos para postura.



A massagem com bambu segue o raciocínio da drenagem linfática, ou seja, em direção aos ganglios linfáticos, no caso que seu objetivo seja o de drenar.
Para modelar, segue as mesmas manobras da massagem modeladora com amassamento, rolamento, fricção ... só que feitas com o bambu no sentido das fibras musculares ...
Se quiser com objetivo de relaxamento, pode associar os pontos da acupuntura e shiatsu, fazendo pressão com a ponta do bambu nos pontos que deseja trabalhar, além do rolamento, amassamento pra diminuir a tensão muscular...(não se deve cobrir as extremidades do bambu, pois segundo dizem, deixar aberto para a troca de energia)A bambuterapia tanto pode ser usada por quem quer reduzir medidas como para quem quer relaxar e até mesmo para correção de postura. É uma massagem muito completa e bastante eficiente.
Para efeito drenante, a técnica é associada a óleos quentes.
Através de manobras realizadas com o bambu, de diferentes tamanhos, que variam de acordo com a parte do corpo, a massagem relaxa, reduz tensão e desperta a energia, deixando a pele flexível e promovendo uma drenagem linfática. As manobras são repetidas de 5 a 6 vezes.OBJETIVOS DA MASSAGEM COM BAMBU


Essa técnica de massagem é originária da França.
Ela é feita com Bambus de diferentes tamanhos e agem como um prolongamento dos dedos (com isso alcança maior extensão das regiões do corpo)
- relaxa ou desperta a energia
- promove a drenagem linfática
- tonifica e modela os tecidos
- promove melhor modelagem, relaxando as tensões musculares.


INDICAÇÕES

- melhora a oxigenação e nutrição
- promove aquecimento, vasodilatação
- limpeza cutânea, renovação celular e desintoxicação
- drenagem venosa, circulação arterial, liberar aderência
- renovação do manto hidrolipídico,
- estimulo à diurese, sudorese
- libera aderências
- estimula a tonificação muscular e melhora a permeabilidade dos ativos cosméticos Utiliza um aparelho, aromatizador para aquecer o óleo.
Utiliza oleos calmantes, os que usam normalmente nos tratamentos estéticos.TEm as mesmas contra indicações de quaisquer outras massagens.


CONTRA -INDICAÇÕES

- Neoplasia (Câncer)
- Infecções Agudas
- Trombose
- Insuficiência Cardíaca
- Estados Febris
- Alterações na Pele (tumores e feridas)
- Problemas Renais
- Diabetes

Aquece com o aromatizador, voce o encontra nas casas esotéricas, por exemplo. Se nao tiver, vai mesmo na colher com a vela, cuidando para nao por fogo na cliente . kkk



Podemos utilizar cremes ou óleos aquecidos e óleos essenciais.

O Bambu pode ser aquecido em manta térmica, saunas ou toalhas quentes, pois o seu efeito é de grande analgesia e profundo relaxamento. Atenção a higienização do bambu, que deverá ser feita com álcool 70º Podemos fazer a massagem com éleo aquecido.
Aquecer os bambus na manta térmica.
Usar óleos essenciais.
Sugiro que façam primeiro sem nada, pois também ele deslizará, ou um pouquinho de creme, pois o óleo gruda mais na pele. Depois entao, passem a usar o óleo com mais segurança.
voce passa ele aquecido, ou até mesmo frio, aquecendo bem suas mãos e passando no rosto do cliente, inclusive fazendo uma conchinha com as mãos cobrindo o rosto e depois utilizar os bambus.

PROCEDIMENTOS ESTÉTICOS E RELAXANTES COM BAMBU

Em primeiro lugar, o profissional tem liberdade de usar bastante sua criatividade para a execução das manobras de massagens com bambu, inovando e fazendo seu trabalho bem personalizado.
Em seguida faremos a higienização do corpo e rosto do cliente, iniciando, em decúbito dorsal, pelos pés com deslizamentos superficiais, em seguida pernas, coxas, quadril,coluna, trapézio, nuca e começamos os movimentos com os bambus de baixo para cima.
Nunca se perde o contato com o cliente.
Voces conhecem um plástico que se coloca na termocera esse plastico chama se celofane para q possamos usar para cada cliente uma cera, ou para cada depilação uma cor diferente?
Ele protege a termocera e voce pode tirar, amarrar com aqueles plásticos que lacrão de forma. Muito prático. conheci num congresso e so uso isso. Mantém e aquece cera limpa e troco sempre.
Bem o que quero dizer, é que podemos colocar o oléo nele e usar em pouca quantidade e assim que ele aquecer, desligar e deixar numa temperatura bem agradável.
tudo isso deve ser bem cuidadoso, pois como sabemos nao podemos correr riscos e sim proporcionar conforto na cliente.

Em decúbito ventral fazemos deslizamentos dos pés ao couro cabeludo.
http://www.orkut.com.br/Main#AlbumZoom.aspx?uid=8959494858968509042&pid=1216673793220&aid=1216648285 Passo a passo Bambuterapia Face
Em primeiro lugar devemos começar com deslizamento com o bambu em todo o rosto, (efleurage) – com o bambu fino facial.

1
Estímulo nos Pontos de Acupuntura
2
Amassamento Rolante
3
Isometria Muscular
4
Lifting Superficial e Profundo
5
Drenagem Venosa
6
Relaxamento do Trapézio
Devemos antes de fazermos a massagem propriamente dita, fazer o deslizamento de reconhecimento da cliente de nossas mãos e do bambu.

O estimulo dos pontos, começamos pela testa e queixo
depois orbicular dos olhos
depois orbicular dos lábios
nariz e mais outros pontos, conforme acima

Seguimos depois com a massagem de amassamento, pinçamento, rolamento e a isometria facial que fortalece bastante a musculatura. Podemos fazer todos esses movimentos com os bambus.

vamos a um protocolo básico,
Protocolo Facial básico


- Emulsão ou Gel de Limpeza, dependendo do tipo de pele.
- Esfoliante, Gomage ou peeling, aplicar no rosto e como com movimentos ascendentes para remover células mortas e afinar a capa córnea.
- Loção Tônica de acordo com o tipo de pele.
- Pinçar Ionto Facial – de acordo com o objetivo (nutrição, hidratação).
- Massagem com Bambu com Creme Nutritivo ou Hidratante.
- Mascara Facial de acordo com tipo de pele e/ou objetivo de tratamento.
- Loção Tônica de acordo com o tipo de pele.
- Finalizar com Filtro Solar.
DRENA FLASH FACE (Drenagem Facial) – Maquel
1. Higienização das mãos do profissional e do cliente
2. Higienização de todo colo, pescoço e face com Leite de Limpeza.
3. Esfoliação com movimentos suaves com o Rice Exfoliator na face, colo e pescoço, removendo com água
4. Tonificar com o Oligo Tônico
5. Com o Oligo Ionto, realizar manobras de pinçamento
6. Aplicar uma camada espessa de Máscara Hidratante Facial Hydra Max e massagear com movimentos circulares até sua absorção (drenagem).
7. Proceder Massagem com Bambu
8. Aplicar uma camada generosa da Máscara de Cereja com Turmalina sobre a pele limpa e seca, massagear por uns 5 minutos com movimentos circulares. Deixar na pele por uns 15-20 minutos. Para retirar, umedecer as mãos e massagear para retirar todo o excesso da máscara. Retirar bem.
9. Finalizar com uma fina camada de Serum Intense Maquel, sempre com movimentos circulares e ascendentes para levantar a expressão.
Uso em casa:
Máscara de Cereja com Turmalina Maquel + Serum Intense Maquel.
Detalhamento:
A aplicação do Serum Intense Maquel após a drenagem fará com que o efeito visto ao fim da massagem permaneça durante um período maior de tempo, já que o Serum Intense Maquel tem poder tensor imediato. Ao final, a face terá um tônus melhor, ficará mais viçosa e iluminada.
Protocolo Facial Vitaderm

1. Higienização das mãos do profissional e do cliente
2. Higienização de todo colo, pescoço e face com Sabonete Calmante Vita Equilíbrio, removendo com água
3. Esfoliação com movimentos suaves com o Peeling de Lama e Quartzo, na face, colo e pescoço, removendo com água
4. Tonificar com a Loção Tônica Vita Equilíbrio
5. Com o Tônico ionizável Lipossomado, realizar manobras de pinçamento
6. Promover manobras de Harmonização (3 movimentos no sentido horário e 3 no sentido anti-horário) com Bambu nos pontos de Acupuntura
7. Realizar deslizamentos drenantes com 2 bambus começando do centro para as laterais, seguindo por toda a face até terminar na região supraclavicular.
8. Executar exercícios de isometria na musculatura facial com dois bambus
9. Realizar manobras de massagem com Bambu com o Creme Nutritivo Vita Equilíbrio
10. Aplicar a Máscara Biorestauradora em toda face, colo e pescoço e deixar por 15 minutos
11. Retirar a máscara e tonificar com a Loção Tônica Vita Equilíbrio
12. Aplicar o Mousse Facial Vita Equilíbrio FPS 20 com movimentos suaves de massagem.

Home Care
Diurno: Sabonete Calmante Vita Equilíbrio
Loção Tônica Vita Equilíbrio
Mousse Facial Vita Equilíbrio FPS 20
Noturno: Sabonete Calmante, Loção Tônica e Creme Nutritivo Veremos então que o bambu nao é utilizado para simples massagem, ele nos auxilia em outros aspectos para um atendimento mais amplo ao nosso cliente.

Vejamos: UTILIZAÇÃO DE PONTOS DE ACUPUNTURA E O QUE ELES ATINGEM
Começamos com a desobstrução das cadeias de gânglios principais da face, colo e pescoço.
Realizar compressão e descompressão sobre o osso esterno juntamente com expiração e inspiração da cliente.
Promover compressão e descompressão com os bambus no músculo trapézio em direção aos pés.

- Yin tang: estimula a glândula pineal e hipófise anexei foto
- VB14: clareia a mente e pensamentos. Atua sobre a atividade dos intestinos delgado e grosso.
- Yu Yao: afecções de pálpebras e músculos e face
- TA23: promove tonificação dos músculos do corpo
- VB1: indicado para paralisia facial
- E2 e E3: desintoxica o corpo e regula a respiração foto
- E4: atua no fígado e pulmão, purificando o sangue e evitando o acúmulo de líquidos no corpo
- IG20: estimula a desintoxicação corporal
- IG10: fortalece lábios e cútis, evita rachaduras
- VG26: regula a ação hormonal
- VC24: melhora a eliminação dos resíduos alimentares, evitando que se acumulem nos tecidos corporais
- E5 e E6: inchaço no rosto e paralisia facial
- ID19: revitalização facial
postei mais uma foto. Verifiquem. Ela é referente aos pontos de acupuntura.

Função de alguns Pontos utilizados na Estética Facial:

VB14: Clareia a mente e os pensamentos. Atua sobre a atividade dos intestinos delgado e grosso.

TA23: Promove tonificação dos músculos do corpo.

E2 e E3: Desintoxica o corpo e regula a respiração.

B2: Atua no baço e pâncreas, melhorando metabolismo e digestão.

VG26: Regula a ação hormonal.

VC24: Melhora a eliminação dos resíduos alimentares, evitando que se acumulem nos tecidos corporais.

E4: Atua no fígado e no pulmão, purificando o sangue e evitando o acúmulo de líquidos no corpo.

IG20: Estimula a desintoxicação corporal.

IG19: Fortalece lábios e cútis, evita rachaduras.

Yin Tang: Estimula a glândula pineal e hipófise.
Tai Yang: Dá cor e vitalidade ao rosto.
Bambuterapia na Harmonização e Modelagem Facial – SOS Flacidez de face
Podemos inovar e potencializar os tratamentos de revitalização facial utilizando
Bambuterapia.
Os benefícios
- Trabalha o rosto na sua totalidade
-Neutraliza os efeitos maléficos do estresse em geral;
- Atenua linhas de expressão;
- Ativa moderadamente* a circulação periférica;
- Ativa moderadamente* a captação linfática;
- Acelera o metabolismo;
- Retira toxinas;
- Promove oxigenação e nutrição nos tecidos;
- Melhora a permeabilidade celular;
- Harmoniza e promove um equilíbrio energético, proporcionando um grande bem estar físico e mental.
É considerada uma ativação moderada, pois se trata de uma técnica com movimentos suaves e relaxantes.
Faz-se de 10 a 20 aplicções, utilizando a massagem Biovitalizante

O uso do bambu nessa técnica, promove um equilíbrio com a natureza que nos brinda, trazendo bem estar e harmonia. É uma técnica inovadora que potencializa os tratamentos de modelagem e vitalidade facial, que deve ser incorporada aos diversos procedimentos estéticos, como revitalização, hidratação e nutrição, trazendo um diferencial ao nosso trabalho. Abaixo sugiro um programa de tratamento, com a aplicação da Massagem Biovitalizante com Bambu

De 10 a 20 aplicações, dependendo da pele, lembrando que deverá ser feita uma anamnese e uma ou duas remoções de
impurezas, para a pele estar limpa, íntegra e hidratada para receber o tratamento VIP, que poderá ser feito uma ou duas vezes por semana.
Manutenção do cliente:

Manhã – Sabonete líquido neutro, loção tônica, hidratante com FPS 15.
Noite – Sabonete líquido, loção tônica, nutritivo, creme para área dos olhos
Protocolo
- Emulsão de limpeza
- Esfoliante no rosto, colo e pescoço, gomage ou peeling
- Loção Tônica com vitaminas para nutrir e estabilizar o PH
Colocar na estimulação de 10´ a 15´
- Alta freqüência para oxigenar a pele e ter ação bactericida e fungicid (se o cliente puder).
- Ionizar na corrente galvânica por 10´, com ionto hidratante e nutritivo
- Mascara de acordo com o tipo de pele com ação revigorante. Alternar de 3 a 4 máscaras com ativos diferentes durante o tratamento para potencializá-lo. Deixar no mínimo 20 minutos e remover com água ou sabonete líquido.
Ex.: Máscara Tensora, Oclusiva, Nutritiva, Clareadora ou Renovadora.
- Massagem facial modeladora com um creme emoliente e vitaminado.
Aplicar a técnica de massagem biobitalizante com bambu no sentido das faciais musculares, mínimo de seis movimentos por região, iniciando colo, pescoço, região sub-mentoniana, mento, sulco lábial levantando o masseter, risório, orbicular dos olhos e finalizar na região frontal, abrindo bem as linhas de expressão. Podemos trabalhar pontos de shiatsu facial com as pontas de bambu no trapézio e nuca, região de grande tensão.
Podemos alternar o tratamento com os cristais modeladores
Resumindo os procedimentos
Drenagem: - repetir do outro lado da face as mesmas manobras – 6 x cada movimento.
Frontal para temporal
Zigomático para lateral
Do temporal para encruzilhada (vertical)
Depois joga para a supraclavicular
Alguns pontos de Acupuntura
Colocar os dois bambus ao mesmo tempo, um no entro entre as sobrancelhas (terceiro olho) e o outro na linha e o outro na linha abaixo do nariz (entre os lábios e o nariz).

Colocar os dois bambus ao mesmo tempo abaixo da boca e outro abaixo do queixo.

Bilateral

Onde termina a sobrancelha

Acima da sobrancelha no meio do olho

Na mesma linha do olho, na linha do nariz

Na mesma linha do olho na linha da boca

Lateral do olho e lateral da boca (o ponto é a linha média entre a linha do olho e a orelha)Lifting facial: três repetições

Desbloqueio dos gânglios linfáticos

Alongamento pescoço e ombro

Usar bambus menores

Começa na testa desce até o colo junta no meio do peito abre e sobe pelo pescoço (2 bambus finos)

Do queixo para o colo (pressão firme)

Firme um bambu na papada e o outro leve do bambu até atrás da orelha

Firme um bambu no mentuais e leve o outro até atrás da orelha

Firme um no canto da boca e deslize o outro para a orelha

Firme um bambu do olho até o nariz e o outro contorne os olhos.

Pressione do temporal e passe pela testa alterando os bastões (pinçamento)

Depois coloque novamente na papada e faça o pinçamento com os bastões.

Fazer o pinçamento no mentus, no canto da boca e nos olhos (repetir o processo desde lá de cima).

Isometria:

- Coloque os bambus debaixo da papada e peça para abrir a boca
- Pedir para fazer um bico com a boca e colocar um bambu em cima e outro embaixo e mandar abrir a boca
- Abrir o olho e puxar a pálpebra para cima com um bastão e com o outro puxe a parte de baixo do olho para baixo e peça para ela tentar fechar os olhos
- Firme o bambu abaixo do zigoma tico e empurre para baixo e peça para ela rir com a boca fechada
- Firme a sobrancelha para baixo e peça para o cliente levantar a sobrancelha.

Nenhum comentário: