quarta-feira, 5 de novembro de 2008


Massagem faz bem para o corpo e para alma
O toque humano, feito por um profissional na área da massagem é algo de melhor que se pode ter na vida.

Pois revitaliza, energisa, revigora, relaxa, descontrai, acalma, tranquiliza, desbloqueia, anima, estabelece novas metas e clareia pensamentos.

BENÉFICIOS E CONTRA INDICAÇÕES DA MASSAGEM ...

INDICAÇÕES DA MASSAGEM
Os benefícios terapêuticos podem ser esperados da massagem quando ela é usada apropriadamente para conseguir os seguintes objetivos:

Aumentar a circulação em musculatura paralisada;
Restaurar músculos rígidos para seu comprimento normal de repouso;
Mobilizar os tecidos que estão aderidos de forma anormal às estruturas vizinhas;
Aumentar a tolerância dos tecidos à pressão;
Aliviar a dor;
Relaxamento específico e geral;
Melhorar o bem-estar psicológico.

A massagem é melhor utilizada em combinação com outras modalidades elaboradas para reduzir a dor, promover a cicatrização e restaurar a função.

CONTRA-INDICAÇÕES DA MASSAGEM
Podem ser esperadas reações adversas em 3 tipos diferentes de circunstâncias:
1) quando a massagem é contra-indicada para o paciente;
2) quando a técnica é inapropriada para a condição que está sendo tratada, ou
3) quando uma técnica inapropriada é incorretamente aplicada.

Por exemplo, a massagem é medicamente contra-indicada sobre malignidades, ferimentos abertos, tromboflebite e tecidos infectados. Uma técnica de massagem inapropriada pode causar dano se aplicada em tecido mole calcificado, pele que sofreu alterações tróficas, enxertos de pele, tecido agudamente inflamado, ou durante uma terapia anticoagulante. Tem sido relatada lesão nervosa quando a acupressura é aplicada vigorosamente demais, resultando em compressão nervosa periférica devida à formação de hematoma.

OS EFEITOS DA MASSAGEM ....

EFEITOS DA MASSAGEM
Os efeitos da massagem podem ser melhor entendidos se temos em mente que existem componentes tanto fisiológicos quando psicológicos envolvidos. Além disso, em sua natureza os efeitos fisiológicos podem ser tanto mecânicos como reflexos. Embora sejam discutidos separadamente, todos os efeitos interligam-se profundamente.

Fisiológicos:
Mecânicos: A aplicação de pressões externas num membro edemaciado na direção correta irá ajudar no retorno venoso, enquanto que a massagem em geral só terá efeito substancial na melhora do fluxo sanguíneo num membro normal se a massagem for vigorosa e de longa duração. Pode ocorrer segundo Wakim e col., um aumento moderado, consistente e definitivo na circulação após massagem com frotamento profundo e amassamento nos membros de indivíduos que têm paralisia flácida, embora neste estudo não ter sido observado alterações no fluxo sanguíneo de membros contralaterais. Os aumentos do fluxo sanguíneo são facilmente observáveis, pela hiperemia da pele após a massagem. Esta resposta pode ser devido à estimulação de mastócitos, que produzem uma substância semelhante a histamina que provoca a vasodilatação das arteríolas superficiais. Outro fator que contribui pode ser a estimulação mecânic de terminações sensoriais, que provoca uma resposta reflexa mediada pela medula espinhal. Contudo, o sistema linfático é passivo e só depende de forças externas tais como a ação muscular, para criar um fluxo de linfa. Bauer e Col, demonstraram que proteínas injetadas nas articulações de cachorros eram removidas pelo sistema linfático e que a massagem e exercícios passivos aceleravam esse processo. É bem aceito que no tratamento de linfedema é efetiva a compressão, aplicada manualmente ou or meio de dispositivos pneumáticos, combinados com elevação da parte a ser tratada.
A massagem por fricção foi empregada com sucesso em cicatrização e reparação do sistema músculo-esquelético . A abordagem especificamente limitada da massagem com fricção leve transversa nas fibras foi geralmetne usada para prevenir adesões no estágio agudo da lesão. Também a fricção profunda pra quebrar elos de material fibroso nos estágios subagudo e crônico das lesões músculo-esqueléticas foi empreagda com efetividade clínica.
Apesar de muitos rumores, não existem evidências de que a massagem tenha qualquer efeito sobre a obesidade, massa muscular, força muscular ou atrofia de músculos desnervados.
Os movimentos de percussão na massagem como os usados na fisioterapia respiratória aplicam forças mecânicas suficientes para que o tórax afrouxe e mobilize secreções nos pulmões. E se combinado com forças da gravidade podem prevenir complicações respiratórias após cirurgia e tratamentos pulmonares que já estejam ocorrendo.

Reflexos: Segundo estudos feitos por Barr e Tasler, sobre respostas autonômicas e massagem de coluna em pessoas normais, concluíram que um aumento na atividade simpática ocorreu durante a massagem, com base em medida do aumento retardado da pressão sanguínea sistólica, aumento na frequência cardíaca, atividade de glândulas sudoríparas, temperatura periférica da pele, temperatura corporal e diminuição na frequência respiratória.
Trabalhos de Dicke é baseado na premissa de que existem zonas reflexas perto da superfície do corpo (entre a pele e o músculo)que, quando comprometidas, ou encurtadas, podem ter um efeito distinto sobre órgãos viscerais. Muitos efeitos sedativos ou de relaxamento relatados são considerados uma resposta reflexa; mas isto é difícil de separar da psicodinâmica que pode surgir quando " são colocadas as mãos "
As aplicações clínicas recentes da massagem baseiam-se nos efeitos fisológicos supostos da massagem sobre o sistema motor gama. Deu-se alguma ênfase à estimulação dos òrgãos tendinosos de Golgi através da pressão profunda e sobre alterações no comprimento de repouso dos fusos musculares através da relaxação dos extensores da coluna e outros músculos.

Psicológicos: Pacientes aprecisam muito a massagem e alguns tornam-se inclusive, dependentes dela pela atenção e contato individual com outra pessoa.
Ela é melhor visualizada em 3 níveis:

1. O ato físico de tocar outro indivíduo;
2. O significado simbólico de uma pessoa entrando no " espaço de vida" da outra pessoa;
3.A resposta individualizada específica baseada em valores e na experiência passada do paciente.

O profissional deve considerar as variáveis em cada nível com respeito aos resultados psicológicos do tratamento. O processo simples de ser tocado por outro ser humano pode produzir uma resposta de afastamento em alguns pacientes. Dentro das relações paciente-terapeuta, a confiança, respeito mútuo e uma apreciação das sensibilidades pesoais irão maximizar os resultados fisiológicos do tratamento.

TERAPIA DAS PEDRAS QUENTES ...

Há muitos milhares de anos que na África, América, China, Egipto e Índia as pedras eram usadas para cerimónias, fins lucrativos, proteção e tratamento. Nesta massagem holística faz-se uso das pedras quentes e frias numa massagem profunda de relaxamento e de re-energização.
Esta massagem baseia-se numa técnica ancestral que harmoniza as energias emocionais, mentais e físicas. Utilizam-se os efeitos energéticos, vibratórios e as propriedades das pedras vulcânicas e Cristais em vários pontos estratégicos do corpo, juntamente com as qualidades dos óleos essenciais.
Esta terapia,
• melhora as funções orgânicas
• recupera a energia vital do ser humano
• melhora a circulação e as funções metabólicas
• equilibra o sistema nervoso • elimina o stress
• harmoniza o corpo, a mente e o espírito
Esta massagem permite a libertação de emoções bloqueadas e oferece um estado de relaxamento, equilíbrio, recuperação física e psíquica; desencadeia uma ação de alívio, calmante e tonificante, conduzindo a um profundo bem-estar e serenidade.
Efeitos fisiológicos das pedras quentes,
• vasodilatador • relaxador muscular
• aumenta a irrigação sanguínea
• aumenta o metabolismo celular
• sedativo sobre o sistema nervoso
• estimulante • diminuição das inflamações
• tonificante dos músculos
• efeito analgésico Indicações da massagem holística com pedras,
• melhora as funções orgânicas • recupera a energia vital
• estimula a perda de peso excessivo • equilibra o sistema nervoso
• atenua / elimina o stress Portanto, harmoniza o corpo, o espírito e a mente...

sábado, 25 de outubro de 2008

PUF DE GARRAFAS PET

Material
32 garrafas pet
2 rolos de fita durex larga
1 folha de papelão grosso
1 lata de cola de sapateiro
1/2 metro de espuma com 5 cm de espessura
1 metro de curvim

quinta-feira, 25 de setembro de 2008

FOTOS...











DRENAGEM LINFÁTICA ...


Histórico da Drenagem Linfática Manual

Dr. Emil Vodder nasceu na Dinamarca em 20 de fevereiro de 1886. Estudou quatro anos de medicina, sociologia e fez doutorado de filosofia na faculdade de Filosofia e Letras de Bruxelas em 1928.

Na década de 30, Emil Vodder e sua esposa Astrid começaram a aplicar o método da drenagem linfática manual em seus pacientes que, apresentavam sintomas de sinusite, faringite, renite, amidalite e outras patologias.

Os pacientes encontravam-se com os gânglios do pescoço inchados e duros. De forma intuitiva Dr. Vodder massageou os gânglios resultando na melhora da patologia.

Em setembro de 1936 em Paris no Congresso Santé et Beauté o método foi apresentado para um público de Esteticistas.

Dr. Emil Vodder(1886 – 1986) atribuía à linfa a função de nutrição e regeneração dos tecidos do corpo.

O método da Drenagem Linfática Manual Vodder foi difundindo pela Europa conseguindo muitos adeptos da técnica.

Posteriormente investigadores científicos atribuíram a função linfática ao transporte de resíduo, promovendo intercâmbio entre o sistema sangüíneo e linfático, através dos capilares no nível da microcirculação pelo fenômeno de osmose.

Albert Leduc conheceu Emil Vodder em 1969 em Genebra/Switzerlant e freqüentou o curso promovido por Astrid e Emil Vodder em Bruxelas/Bélgica.

Albert Leduc ficou curioso pelo assunto abordado no curso, porém achou um pouco empírico sem bases científicas e fundamentação de pesquisas clínicas e apoio acadêmico. Leduc Doutor Instrutor Físico (Physique Docteur Agrege = PhD) da Universidade de Bruxelas (Universite Libre de Bruxelles), passou a estudar o método.
Linfático

O sistema linfático é uma rede complexa de órgãos linfóides, linfonodos, ductos linfáticos, tecidos linfáticos, capilares linfáticos e vasos linfáticos que produzem e transportam o fluido linfático (linfa) dos tecidos para o sistema circulatório.

O sistema linfático é um importante componente do sistema imunológico, pois colabora com glóbulos brancos para proteção contra bactérias e vírus invasores.

O sistema linfático possui três funções interrelacionadas: (1) remoção dos fluidos em excesso dos tecidos corporais, (2) absorção dos ácidos graxos e transporte subsequente da gordura para o sistema circulatório e, (3) produção de células imunes (como linfócitos, monócitos e células produtoras de anticorpos conhecidas como plasmócitos).

O Sistema Linfático é paralelo ao circulatório, constituído por uma vasta rede de vasos semelhantes às veias (vasos linfáticos), que se distribuem por todo o corpo e recolhem o líquido tissular que não retornou aos capilares sangüíneos, filtrando-o e reconduzindo-o à circulação sangüínea.

O Sistema Linfático é constituído pela:

Linfa
Vasos linfáticos
Órgãos linfáticos

A linfa

A linfa é um líquido transparente e esbranquiçado, levemente amarelado ou rosado, alcalino e de sabor salgado, constituído essencialmente pelo plasma sanguíneo e por glóbulos brancos.

A linfa é transportada pelos vasos linfáticos em sentido unidirecional e filtrada nos linfonodos (também conhecidos como nódulos linfáticos ou gânglios linfáticos).

Após a filtragem, é lançada no sangue, desembocando nas grandes veias torácicas.

Os vasos linfáticos são os canais que transportam a linfa no corpo dos animais que possuem um sistema linfático, rede de vasos linfáticos que fazem parte do sistema imunológico do corpo humano.

Ele transporta células que lutam contra infecções, os linfócitos, e também retira as células mortas dos tecidos.

Ele fica entre os capilares.

Esses vasos conduzem a linfa dos capilares linfáticos para a corrente sanguínea.

Há vasos linfáticos superficiais e vasos linfáticos profundos.

Os superficiais estão colocados imediatamente sob a pele e acompanham as veias superficiais.

Os profundos, em menor número, porém maiores que os superficiais, acompanham os vasos sanguíneos profundos.

Todos os vasos linfáticos têm válvulas unidirecionadas que impedem o refluxo, como no sistema venoso da circulação sanguínea.
Órgãos linfáticos

Timo

O timo é um órgão linfático que se localiza no tórax, anterior ao coração. É dividido em dois lobos, o direito e o esquerdo.

É reverstido por uma cápsula fibrosa, que histologicamente vai penetrando pelo parênquima tímico e formando os septos conjuntivos que vai dividindo os lobos em inúmeros lóbulos. Sobre esta cápsula aparece um aglomerado de adipócitos que forma o tecido adiposo extratímico.

Os lóbulos tímicos pode ser evidenciado duas zonas, a zona medular e a zona cortical .

A zona cortical, que é a mais periférica, apresenta os linfócitos T em maturação e a zona medular possui tecido conjuntivo frouxo e células reticulares epiteliais.

Estas células reticulares epiteliais possuem prolongamentos que envolvem grupos de linfócitos em diferenciação na cortical e também formam estruturas de células concêntricas denominadas de corpúsculo de Hassal, cujo centro pode calcificar-se devido a morte de células centrais.

O timo se origina no embrião a partir da 3a bolsa faríngea de cada lado do corpo.

Nesta bolsa se formam tubos de células epiteliais que vão crescendo em forma de cordões para baixo até o tórax.

Os cordões perdem a comunicação com sua origem e se transformam na medular do timo.

Cada cordão representa a medular dos lóbulos de cada lobo (direito e o esquerdo).

As células reticulares emitem prolongamentos ( células reticulares epiteliais) e formam os septos, corpúsculos de Hassal e as áreas onde vão ser ocupadas pelos linfócitos T em maturação na cortical.

Depois do desenvolvimento do estroma do órgão, surgem as células fontes que vieram do fígado e do baço do embrião. Começa a partir daí a formação de pro-linfócitos T. Esta é a fase hepatoesplenicotímico, e esta presente o segundo mês de vida intra-uterina.

Entre os lóbulos tímicos aparecem diversos espaços chamados espaços intralobulares. Neste espaços passam vasos sangüíneos e também vaso linfáticos eferentes.
São encontrados poucos vasos linfáticos, sendo todos eferentes.

As artérias chegam ao órgão e ramificam-se em arteríolas e capilares no parênquima cortical.

Esse capilares terminam na medular de cada lóbulo onde se originam as vasos venosos do timo e os vasos linfáticos. Estes últimos penetram nos espaços interlobulares e saem pela cápsula do timo.

É importante destacar aqui a barreira hematotímica presente somente na cortical dos lóbulos.

Esta barreira se refere a pouca permeabilidade dos capilares aos linfócitos da cortical.

Estes capilares possuem fortes junções oclusivas entre as células endoteliais e impede que os linfócitos ainda em processo maturação saem para o sangue.

Quando os linfócitos atingem a fase de pro-linfócitos ou ainda linfócitos maduros não ativos, eles caem na medular onde penetram nas vênulas (estas não tem barreira) indo para veias, ou vasos eferentes linfáticos e saem do órgão em direção aos tecidos linfóides secundários.

O timo é um órgão que no recém-nascido esta no seu maior tamanho. Ele chega a pesar 30 gramas e cresce até a puberdade.

A partir da puberdade o timo começa a involuir até chegar a 10 gramas no idoso. No recém nascido, o timo é grande devido ao desenvolvimento dos órgãos imune secundários, pois esses possuem áreas timo-dependentes que tem que ser preenchidas pelos linfócitos T.

Na puberdade essas áreas já estão preenchidas, havendo apenas as substituições de lintócitos que saem pelos novos que vem do timo.
A função do timo é promover a maturação dos linfócitos T que vieram da medula óssea até o estágio de pro-linfócitos que vão para os outros tecidos linfóides, onde se tornam ativos para a resposta imune.

Porém, o timo também dá origem a linfócitos T maduros que vão fazer o reconhecimento do organismo para saber identificar o que é material estranho ou próprio do organismo.

Outra função importante do timo é a produção de fatores de desenvolvimento e proliferação de linfócitos T, como a timosina alfa, timopoetina, timulina e o fator tímico humoral. Estes fatores vão agir no próprio timico ( hormônios parácrinos) ou agir nos tecidos secundários (hormônios endócrinos), onde estimulam a maturação completa dos linfócitos.

Se houver uma timectomia no indivíduo, haverá uma deficiência de linfócitos T no organismo, e ausência das áreas timo-dependentes nos órgãos secundários.
Baço

O baço é um órgão maciço avermelhado, de consistência gelatinosa, situado no quadrante superior esquerdo do abdômen.

É o maior órgão linfático secundário do organismo e tem como função imunológica, a liberação de linfócitos B, T, plamócitos, e outras células linfóides maduras e capazes e capazes de realizar uma resposta imune para o sangue e não para a linfa.

O baço esta envolvido por uma cápsula de tecido conjuntivo, que emite septos (trabéculas) para o interior do órgão.

Estes septos não delimitam lóbulos completos no órgão, mas formam o arcabouço (estroma) do órgão.

O parênquima do baço é dividido estrutural e fisiologicamente em duas regiões: a polpa branca e a polpa vermelha.

A polpa branca se refere aos pontos branco que encontramos no corte histológico do baço. Esses pontos são os corpúsculos de Malpighi. Este corpúsculo é que dá a função de órgão linfóide ao baço.

Ele representa o sítio de maturação dos linfócitos. No centro encontramos o centro germinativo que é o local onde existem linfoblastos e pro-linfócitos B em diferenciação.

Já na perferia existem linfócitos maduros prontos a realizar alguma resposta imune, que podem sair para o sangue.

O corpúsculo recebe no centro uma arteríola, chamada arteríola da polpa branca. Ao redor dela encontramos a bainha periarterial, que é o local onde estão os linfócitos T (pro-linfócitos T) em processo de maturação e desenvolvimento.

A polpa vermelha é o restante do órgão, que tem a coloração bem vermelha, devido a alta concentração de hemácias no órgão.

O baço é um órgão que armazena sangue, e lança estas hemácias para circulação no caso de necessidade (sob estímulo da adrenalina liberada numa situação de estresse/alerta), pois o organismo necessita de mais oxigênio para o metabolismo.
Na polpa vermelha encontramos diversas cadeias de células que formam os cordões de Bilroth, formados por macrófagos, plaquetas, plasmócitos, células reticulares.

A célula reticular é a célula que sustenta fisicamente a polpa vermelha, pois sem ela, a polpa vermelha se “desmancharia”em um caldo de hemácias.

Sua irrigação sangüíena é terminal, ou seja, recebe uma artéria terminal (artéria lienal), que sai do tronco celíaco, ramo da artéria aorta abdominal.

A artéria lienal entra pelo hilo do baço e se divide em ramos que vão seguindo os septos (trabéculas) atingindo o interior do órgão.

A partir desses ramos surgem as arteríolas da polpa branca que penetram no corpúsculo de Malpighi.

Quando saem da polpa branca, elas se ramificam e desembocam em sinusóides esplênicos localizados na polpa vermelha. Nestes sinusóides estão hemácias armazenadas e estão localizadas entre os cordões de Billroth.

Os macrófagos dos cordões realizam a hemocaterese, ou seja, fagocitam hemácias “velhas” que chegam ao baço.

Amígdalas ou Tonsilas

As tonsilas são aglomerados de nódulos linfáticos revestidos apenas de epitélio.

As tonsilas eram conhecidas como amigdalas, e estão localizadas na cavidade bucal ( tonsilas palatinas) próximas ao arco palatofaríngeo, na parte posterior da língua (tonsilas linguais) , e na parte posterior da nasofaringe encontramos as tonsila faríngeas.

O epitélio é do tipo estratificado não queratinizado plano, que emite centenas de invaginações para o interior e forma as chamadas cristas.

Estas cristas aumentam a área de contato com a muscosa, sendo um local rico em bactérias e detritos.

Os folículos ( das tonsilas e das Placas de Peyer) são típicos, semelhante ao dos linfonodos, com o seu centro germinativo e zona periférica com linfócitos B maduros.

As Placas de Peyer também são aglomerados de nódulos linfáticos localizados principalmente na mucosa do íleo abaixo das glândulas de Leiberkühn, mas podem atingir a submucosa se a muscular da muscosa estiver dissossiada.

Elas têm a mesma atividade que as tonsilas.

A função mais característica das tonsilas e das placas de Peyer é a produção de plasmócitos que secretem IgA-secretória para a mucosa, protegendo a mucosa da agressão de micróbios que estão fazem parte da microbiota normal ou micróbios patogênicos que possam vir junto com os alimentos.

Se todas as tonsilas forem retiradas do indivíduo, a microbiota normal pode sofrer um desequilíbrio biológico e começar a proliferar excessivamente, dondo chance às bactérias oportunistas.

Se o indivíduo for um protador são de pneumococo ( patogênico), poderá (devido ao desequilíbrio) manifestar pneumonia aguda.

Os alimentos que ingerimos contém diversos tipos de bactérias , que devem seratacadas pelas IgA-secretória.
Este isotipo depois de produzido pela célula, a IgA atravessa a membrana do epitélio através da ligação com um receptor de superfície.

Ao se ligar a este receptor, o complexo é endocitado pela célula, a travessa o citossol para ser liberado na luz do órgão.

A amigdalite ou tonsile é a inflamação das tonsilas, que resulta numa hipertrofia do órgão. As tonsilas são atacados por agentes viróticos ou bacterianos, que desencadeiam respostas inflamatórias, com estímulo para hiperprodução de linfócitos.

Os folículos aumentam de tamanho, a tonsila fica vermelha e muito dolorida. Os linfócitos B estão muito ativados e se diferenciando em plasmócito para produzir anticorpos que ataquem os agressores.

O pus que se forma ( mais freqüente nas cristas) resulta da morte de leucócitos que morreram no ataque e de muco.

No organismo humano iremos encontrar diversos nódulos linfáticos difusos, que não formam nenhum órgão característico, e que tem funções semelhantes a tonsila.

Por exemplo, na boca, na trato genitourinário, na estômago, no intestino,. encontramos nódulos na mucosa, revestido pelo epitélio.
Medula Óssea

A medula óssea pode ser considerada também como órgão linfóide secundário por receber linfócitos T que se desenvolveram no timo e migraram para a medula.

Também encontramos plasmócitos e linfócitos B maduros na medula, que estão “prontos” para agir e realizar alguma resposta.
Linfonodos

Linfonodos são órgãos pequenos em forma de feijão que aparecem no meio do trajeto de vasos linfáticos.

Normalmente estão agrupados na superfície e na profundidade nas partes proximais dos membros, como nas axilas, na região inguinal, no pescoço...

Também encontramos linfonodo ao redor de grandes vasos do organismo.

Eles “filtram” a linfa que chega até eles, e removem bactérias, vírus, restos celulares, etc.

O sistema linfático consiste em um conjunto de vasos que possuem válvulas e se distribuem por todo o corpo, com exceção de alguns órgãos como o cérebro, com a função de drenar o líquido intersticial que não retornou as vênulas, e coletar também restos celulares e microorganismo que estão no tecido.

Os vasos linfático do corpo acabam desembocando em dois ductos principais: o ducto torácico e o ducto linfático direito, que desembocam na na maioria das vezes, na junção da jugular externa com a veia subclávia.

Esses órgãos são revestidos de uma cápsula de tecidos conjuntivo, que emite ramos internos, dividindo os linfonodos em lóbulos incompletos.

Os linfonodos são órgãos com uma parte convexa, onde chegam os vasos linfáticos (aferentes) e uma face côncava, que é o hilo.

No hilo chega uma artéria nutridora e sai uma veia e um vaso linfático eferente, que se continua o seu trajeto.

Para um resumo os Linfonodos ou nódulos linfáticos são órgãos linfáticos mais numerosos do organismo, cuja função é a de filtrar a linfa e eliminar corpos estranhos que ela possa conter, como vírus e bactérias.

Nele ocorrem linfócitos, macrófagos e plasmócitos. A proliferação dessas células provocada pela presença de bactérias ou substâncias/organismos estranhos determina o aumento do tamanho dos gânglios, que se tornam dolorosos, formando a íngua.
Localização dos Linfonodos ou Gânglios Linfáticos

Os Linfonodos tem tamanho variável existindo aqueles de menos de meio centímetro e outros que atingem até 2 centímetros. Seu formato pode ser arredondado ou ovalado.

Em nosso organismo existem cerca de 600 a 700 gânglios linfáticos sendo que só na face, cabeça e colo se encontram cerca de 1/4 do total.

Apresentam-se reunidos em grupos tanto superficiais como profundos.

Os gânglios linfáticos da cabeça e do pescoço são classificados em grupos:

1. Pré-auriculares

2. Auriculares posteriores

3. Occipitais

4. Tonsilar

5. Sub-mandibulares

6. Submentoninos

7. Cervicais Superficiais

8. Cervicais posteriores

9. Cervicais profundos

10. supraclaviculares.


REFERÊNCIAS

1. Cardoso E. Drenagem linfática: recurso indispensável
na estética. Personalité 2003; 6(27): 48-9.

2. Tournieux AA. Atualização em cirurgia plástica. São
Paulo: Robe Editorial; 1994.

3. Perez-Alvalos JL, Gonzalez GZ. Experiencia clínica en
abdominoplastia. Cirurgia Plástica 1999: 9(3): 112-9.

4. Mauad R, Naressi MSCH, Banzato SGA. Estética e
cirurgia plástica: tratamento no pré e pós-operatório. São
Paulo: Editora Senac; 2001.

5. Leduc A, Leduc O. Drenagem linfática: teoria e prática.
São Paulo: Manole; 2001.

6. Guirro E, Guirro R. Fisioterapia dermato-funcional:
fundamentos, recursos e patologias. 3ª ed. São Paulo:
Manole; 2002.

7. Rouquayrol MZ. Epidemiologia e saúde. São Paulo:
Medsi; 1994.

8. Lisboa FLF, Meyer PF, Alves DK, Wanderley SC. Um
protocolo para avaliação fisioterapêutica dos níveis de
fibrose cicatricial em pós-operatório de lipoaspiração
associada ou não a abdominoplastia. Reabilitar 2003;
5(19): 11-8.

9. Doria Filho U. Introdução à bioestatística: para simples
mortais. São Paulo: Elsevier, 1999.

10. Mata E. Drenagem linfática: pré e pós-cirúrgico. Cirurgia
Estética. Up to date: estética aplicada 2002 abr; 7(44):
20-1.

11. Silva DB da. A fisioterapia dermato-funcional como
potencializadora no pré e pós-operatório de cirurgia
plástica. Fisio & Terapia 2001 ago-set; 28(5): 12-5.

12. Barros MH. Fisioterapia: drenagem linfática manual. São
Paulo: Robe Editorial; 2001.

13. Marx AG, Camargo MC. Fisioterapia no edema linfático.
São Paulo: Panamed Editorial; 1986.

BASES LEGAIS DO EXERCIO DA PROFISSÃO DE TERAPEUTA CORPORAL...

A regulamentação da profissão está distante, porém existem mais de 1500 profissões reconhecidas e classificadas pelo ministério do trabalho que também não dispõe de lei regulamentadora.

Profissão sem lei regulamentadora estabelecida é de LIVRE-EXERCÍCIO, sendo totalmente lícita sua prática e amparada pela Constituição Federal.


BASES LEGAIS:

Lei de Introdução ao
Código Civil Brasileiro
Art. 6º A Lei em vigor terá efeito imediato e geral, respeitados o ato jurídico perfeito, o direito adquirido e a coisa julgada.

§ 1º Reputa-se ato jurídico perfeito o já consumado segundo a lei vigente ao tempo em que se efetuou.

§ 2º Consideram-se adquiridos assim os direitos que o seu titular, ou alguém por êle, possa exercer, como aquêles cujo começo do exercício tenha têrmo pré-fixo, ou condição pré-estabelecida inalterável, a arbítrio de outrem.



A Teoria della Retroattività delle Leggi”,Roma, 1891, Francesco Gabba

“É direito adquirido todo direito que”:
a) seja conseqüência de um fato idôneo a produzi-lo, em virtude da lei do tempo no qual o fato se viu realizado, embora a ocasião de fazê-lo valer não
se tenha apresentado antes da atuação de uma lei nova a respeito do mesmo



CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL

Artigo 5º Insiso II:

“ Ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei”

Artigo 5º Insiso XIII:

“É livre o exercício de qualquer trabalho, ofício ou profissão, atendidas as qualificações profissionais que a lei estabelecer”

Artigo 170º Parágrafo Único:

“Parágrafo único. É assegurado a todos o livre exercício de qualquer atividade econômica, independentemente de autorização de órgãos públicos, salvo nos casos previstos em lei.”

terça-feira, 2 de setembro de 2008

quarta-feira, 6 de agosto de 2008

CRISTAIS

Aplicação e Uso dos cristais

Os cristais são usados basicamente para amplificar e equilibrar as energias da pessoa que os está utilizando. Os diversos cristais e pedras podem ser utilizados para cura (física, emocional, mental, espiritual), proteção, equilíbrio, expansão, manifestação e meditação. Podem ser colocados sobre partes específicas do corpo, principalmente sobre os chakras.

A escolha dos cristais:
A escolha do cristal dependerá da avaliação do profissional quanto à necessidade do tratamento do paciente. Usam-se cristais em forma de esfera para facilitar o deslizamento.
Basicamente, a escolha se norteia pelos seguintes casos:
Quartzo branco – equilíbrio físico, emocional e mental.
Quartzo rosa – relacionado à auto-estima. Inspira paz, amor e alegria
Quartzo verde – proporciona cura física
Hematita/Turmalina Negra ou Ônix – atuam sobre quadro de depressão
Para realizar a massagem utiliza-se o cristal em forma de esfera ou formato de orelha.

Além do cristal deve-se usar as pedras vulcânicas para realizar a massagem. Elas apresentam-se de vários tamanhos e a escolha do uso de um cristal específico ou da vulcânica irá depender da região a ser tratada ou do objetivo. Por exemplo, pode-se fazer massagem nos Marmas com os cristais acima mencionados e os deslizamentos sobre regiões maiores com as pedras vulcânicas.
Como devem ser:
Os tipos de pedras que usamos
Massageadoras com pontas arredondadas
Pedras polidas para massagem
Pedras para olhos
Pedras dos chakras polidas 55 a 66 mm
Pedras para a garganta
Pedra para terceiro olho
Coração de Quartzo para massagem facial
Os principais usos dos cristais são:

- Cristal Pessoal: aquele que você carrega consigo todo o tempo, usa em meditações, à noite sobre sua mesa de cabeceira ou embaixo do travesseiro e que seria como o seu amigo mais íntimo e confidente.
Para carregá-lo use um saquinho de couro, algodão, seda ou veludo.
- Cristais para Cura e Remédios: Selecione alguns cristais especificamente para este fim.
Não use o seu cristal pessoal em outras pessoas, pois ele estará carregado com sua própria energia.
Use os cristais de cura para equilibrar os chakras de uma outra pessoa, para aliviar dores ou energizar.
Os principais usos dos cristais são:
Para energizar a água com cristais, proceda da seguinte maneira:

1. Limpe e energize a pedra a ser usada, de preferência pelo método da Selenita.
2. Lave bem, em água corrente, um recipiente de vidro incolor, liso e transparente, e coloque dentro dele água pura, de preferência destilada, ou água de fonte (pode-se usar água mineral sem gás engarrafada).
3. Coloque a pedra devidamente limpa e energizada no recipiente com água e deixe no sol para energizar durante um período mínimo de três horas, pela manhã. Proteja o recipiente com uma gaze para evitar a entrada de impurezas ou insetos.
4. Terminada a energização, tampe o recipiente com um pires e deixe-o sempre na temperatura ambiente (não coloque na geladeira).
5. Tome a água energizada, em pequenas doses, três a quatro vezes por dia.
6. Durante a preparação da água energizada, não esqueça de se envolver com luz branca e projetar essa mesma energia no recipiente com água, mentalizando sua força, a intenção clara e a ajuda de seus protetores e dos elementais responsáveis pela pedra.
7. Não energize a água com pedras e cristais de diferentes tipos. Separe um recipiente para cada tipo diferente de pedra.

Energização

- Energização de Ambientes: Para purificação constante e energização de ambientes de trabalho, repouso, refeições, etc, o ideal é usar uma drusa de Cristal de Quartzo, num tamanho proporcional ao número de pessoas que frequentam o ambiente (para um consultório pequeno por onde passem inúmeros clientes por dia, usar uma drusa grande; para um quarto de dormir bem grande frequentado por uma ou duas pessoas, basta uma pequenina drusa). Outro procedimento ideal para purificação e energização de ambientes é fazer aquários com várias pedras de cores diferentes, que também servem como elemento decorativo. Neste caso, quando sentir que a água está grossa, mais escura ou carregada, troque-a e lave as pedras em água corrente, recolocando-as no aquário com a água nova. Use sua intuição para combinar as cores, mas é essencial que sempre haja um quartzo branco, que servirá como catalisador.
Uso com Plantas ou Animais: Para energizar plantas, coloque um cristal no vaso,
enterrado junto à raiz da planta. Para animais domésticos, coloque um cristal onde o animal costuma dormir. NÃO USE ESSES CRISTAIS PARA OUTROS FINS.

- Banhos: Quando tomar banho de imersão ou hidromassagem, coloque diversos cristais ou diferentes tipos de pedras na água. Isso terá efeitos magníficos.

- Jóias, Amuletos, Presentes Amorosos: Os cristais gostam de ambientes limpos, iluminados e apreciam a presença de flores e incenso. A música suave reforça seu trabalho e sua energia. Se sentir necessidade, você pode preparar uma espécie de altar para seu cristal preferido, com flores, copos de água, velas, incenso e imagens de elementais (duendes, fadas, nereidas,gnomos, etc).

- Meditações, Orações e Interiorizações: Os cristais são excelentes auxiliares em meditações. Para isso, basta segurar seu cristal pessoal, ou um cristal que você eleja ou programe somente para meditações, durante todo o tempo em que estiver meditando. Para este fim específico, a ametista é um cristal altamente energético. Quando for a reuniões de oração e meditação coletiva, leve sempre seu cristal de meditação ou cristal pessoal. Também em cursos e workshops, mesmo que o assunto não seja especificamente a respeito de cristais, você deve levar consigo pelo menos seu cristal pessoal. No caso de meditações em que você prefira estar deitado, a melhor posição para o cristal é no centro da testa, entre as sobrancelhas, com a ponta dirigida para o alto da cabeça.
Antes de qualquer trabalho com cristais, procure limpar o ambiente acendendo um
incenso e, se for agradável para você, coloque uma música suave.
É imprescindível mentalizar a luz branca cercando todo o seu corpo e invocar a ajuda de seus guias espirituais, anjos, mestres e protetores. Agindo assim, você estará seguro e protegido para a realização de qualquer trabalho espiritual. Lembre-se que os cristais agem como antenas, e sem a devida sintonia você pode estar sujeito a interferências indesejáveis

O trabalho com cristais é de suma importância, mas é preciso ter certos cuidados na sua aplicação.
É importante que nao sigam somente o que está sendo informado aqui.
Procurem livros, sobre chakras, sobre meridianos, leiam bastante e apliquem a técnica associada a cristais, pedras, cromoterapia, fitoterapia, etc
Enfim, tudo tem que ser bem estudado pois lidamos com vidas.
Nao concordam?
Métodos de Energização
Depois de limpar os cristais, é aconselhável energizá-los, ou seja, "carregar as baterias".
Os métodos mais conhecidos são:
- Sol: Deixe seu cristal, após ter sido lavado e limpo, diretamente na luz do Sol, de
preferência na parte da manhã, até o meio-dia.
- Lua: Se quiser energizar seu cristal com energia mais feminina, mais intuitiva, coloque-o diretamente exposto à luz do luar (Lua crescente ou cheia, de preferência).
- Sol/Lua: Coloque seu cristal exposto à luz do luar, durante toda a noite, e depois à luz do Sol, até o meio-dia. É um tipo de energização bastante forte.
- Terra: Como os cristais provêm da Terra, também se energizam em contato com a energia que vem do centro do planeta. Para isto, basta colocá-lo sobre o chão por um período mínimo de três horas. Não é necessário enterrar os cristais, basta deixá-los em contato com o solo.
- Tempestade: Outra forma poderosa de energizar seu cristal é esperar a formação de uma tempestade, com bastante vento, chuva, raios e trovões, e colocá-lo exposto a essa energia.
- Energização com as mãos: Coloque o cristal entre suas mãos e gire-o até esquentar, mentalizando passagem de energia de suas mãos para o cristal. Utilize também o método da respiração para recarregá-lo, inspirando luz branca e expirando esta luz carregada de força dentro do cristal.
"massagem nos Marmas com os cristais acima mencionados e os deslizamentos sobre regiões maiores com as pedras vulcânicas. "
não recomendo energizar cristais nas luas Nova e Minguante...

- entre uma consulta e outra, é indicado trocar as pedras...
Trata-se de nosso cristal pessoal.

Cada um tem o seu.

Quando o usamos em cliente, eles são preparados para a massagem, com a energização, com os metodos de limpeza.

Creio que Anita nos ajudou na resposta.

Temos que toda uma preparação pessoal muito bem cuidadosa, pois estamos lidando com eneegia.
Mesmo executando uma massagem comum, sem pedras nem cristais e cromo, a energia que emana do cliente para nos é muito grande e importante.
Tanto que um conselho importante é: se nao estiver bem nao atenda.
Métodos de Limpeza
Para que a energia dos cristais possa estar em pura sintonia com a sua própria energia, é necessário que se faça, de vez em quando, uma limpeza energética, principalmente antes de seu primeiro contato com os cristais e quando eles forem usados para trabalhar com outras pessoas.
Os métodos de limpeza energética mais utilizados são:
- Águas naturais (cachoeiras, rios, lagos, mares): Consiste simplesmente em banhar os cristais em qualquer dessas águas, contanto que não estejam poluídas, pelo tempo que a sua intuição determinar.
- Água com sal grosso: Coloque os cristais dentro de um recipiente contendo água e sal grosso. Deixe-os aí por algumas horas e, ao retirá-los, lave-os em água corrente para retirar o excesso de sal. Este método só é aconselhável para as pedras duras e transparentes; algumas pedras opacas, como a Malaquita e a Crisocola, não reagem bem com o sal, e podem perder o brilho e a cor.
- Chuva: Deixe seu cristal sob chuva forte .
Significado de Pedras

- Átata: Esta pedra fortalece o coração, da coragem e é um antídoto contra venenos: Diz-se que a ágata abaixa as febres e tem até mesmo a propriedade das águas refrescantes.
Aguça a visão, ilumina a mente, concede eloqüência, auxilia na descoberta de tesouros e atrai heranças.
-Ágata Musgosa: aumenta a vitalidade. Amuletos de ágata são úteis contra picadas de cobra, paralisia e enfermidades mentais. Esta pedra também fortalece o poder do solem seu usuário, aperfeiçoa seu ego e sua auto - estima, assim como o desejo sexual.
-Aguamarinha: É a pedra dos videntes e dos místicos de alma pura que sentem tudo,da clareza de visão mental e da onisciência. É boa para os olhos. Recomenda-se seu uso perto do coração para assim influenciar o plexo solar. Quem a possui torna-se jovem e corajoso, com um coração verdadeiro e quente, ama família e amigos participa de um casamento feliz. Auxilia contra dores nervosas, perturbações glandulares, problemas com os pescoços, o queixo e a garganta, contra dores de dente, tosse e estômago. Protege osmarinheiros.
os cristais de uso pessoal com sal, mas sim usar outros elementos
Esss pdras são muito caras, mas precisamos saber utiliza-las para podermos trocar com a troca de clientes
Sobre o sal: a questão é que ele limpa muito... aí, acaba limpando também o que não deve...

É recomendável, sim, usar sal... mas misture com algumas ervas energizantes, como alecrim, por exemplo!
Alexandrita: Variedade verde-escuro crisoberilo à luz natural, e vermelha na luz artificial. Seu nome vem do Czar Alexandre II. Permite descobrir a mentira e o engano em pessoas próximas. Protege o sistema nervoso e alivia vários tipos de câncer.
- Amazonita: Exerce poderosa influência no jogo facilitando a obtenção de sucesso.
Ajuda a aperfeiçoar a expressão corporal. Alivia e acalma o cérebro e o sistema nervoso.
Fortalece o coração e o corpo físico. Auxilia no parto. Acentua qualidade masculina.
Bom para quem está envolvido na atividade artístico.
- Âmbar: É a seiva fóssil de um pinheiro que existiu há milhões de anos. Capturados dentro desta resina encontram-se com freqüência pequenos insetos, flores e sementes de oriente pré-histórico. O âmbar detém o poder de afastar doenças do corpo. É benéfico colocar a pedra numa parte do corpo com desequilíbrio ou com dor. Ela absorverá a energia negativa e ajudará o corpo a receber-se. Também é indicado para pessoas com tendência suicidas ou auto destrutivas.
- Pedra da Lua: Absorve energia da lua, acalma a mente e está relacionada com as emoções humanas. Utilizada contra stress e depressões. Serve para nos proteger contra tendências auto destrutivas. Ajuda aos homens a atrair o elemento feminino, assim como outorga um imenso poder de sedução.
- Pirita: Útil no tratamento de problema respiratório, aplicada na garganta. Ajuda na bronquite e alergias. Pela sua semelhança ao ouro, é considerada a pedra que atrai dinheiro e riqueza, assim como facilita realizar bons negócios.
- Quartzo Azul; Auxilia o desenvolvimento da paciência, tolerância e compaixão. É calmante, antiinflamatório e regula os hormônios. Útil contra o desconforto no período menstrual. Favorece as relações e a expressão, estimulando o comportamento casual e espontâneo.
- Quartzo Rosa: O rosa é suave e calmante desta pedra, serve para curar mágoas acumuladas pelo coração. Ela dissolve a carga acumulada que reprimem a capacidade dedar e receber amor. Emana uma energia que substitui as tristezas, temores e ressentimentos, e revolve os problemas emocionais.
- Quartzo Verde: Fortalece a saúde em geral, tonifica e estimula a circulação
sangüínea e restabelece a energia do corpo. Da sorte no amor e no jogo.
- Rodocrosita: Alivia e acalma o coração. Tem forte influência no processo criativo e da mente intuitiva e ajuda na depressão. Cria sentimento de paz, e calor humano.
- Rubi: Auxilio na concentração e dá força mental. Fortalece o coração. Deveria ser usado com prata na mão esquerda. Trabalha com o sangue e a circulação.
- Safira: Contra as influências negativas. Alivia contra reumatismo, ciática, dores nevrálgicas, epilepsia e histeria. Estimula a oração e a meditação profunda.
- Sodalita: Fortalece a comunicação e expressão criativa. Ajuda a ser mais objetiva e menos críticos sobre os modos de lidar com a existência. Ensina a examinar as metas depois que elas forem atingidas. Estimula a coragem e a persistência.
- Topázio: Promove a paixão e alivia o medo. Dá força e inteligência. Magnetiza nosso ser. Estimula a clareza mental. Seu brilho diáfano nos favorece alegria de viver e de enfrentar a vida com otimismo fé no futuro. Carregá-la no bolso e tocá-la em período de dúvida e incerteza pára ajudar na tomada de decisões corretas.
- Turmalina Azul: Estimula o bom funcionamento do pulmão; laringe e garganta.
Ajuda na insônia e permite ter um sono tranqüilo e reparador.
- Turmalina Preta: Repele a energia negativa. Desfaz medo e condições negativas.
Aumenta a sensibilidade, inspiração e compaixão, compreendendo-as melhor. Grande poder de cura, forças elétricas bem fortes. Nivela os relacionamentos. Ampliador dos pensamentos.
Deverá seguir a cor dos chakras,
Voce vai fazer o "tratamento" digamos assim, com os cristais, e vai massagear seguindo a técnica. Turmalina Rosa: Ela é a doadora do amor na esfera material. Sua mera presença gera alegria e entusiasmo pela vida. Utilizar, carregar, usar a turmalina rosa ou com ela meditar, inspirará o coração a livrar-se de mágoas passada e voltará a confiar na força do amor.
- Turmalina Verde: Trata-se de uma pedra curativa em todos os sentidos. Ela é capaz de purificar e fortalecer o sistema nervoso, capacitando-o a conduzir quantidades maiores de força espiritual.
- Turquesa: Tem a capacidade de absorver sentimentos negativos que poderiam vir a seu portador. Sua cor muda quando o portador esta doente ou quando algo desagradável esta para acontecer. Protege contra a poluição do ambiente. Melhora a meditação,circulação e paz de espírito. Grande poder de cura. Pedra sagrada para budistas tibetanos.
Um símbolo do mar e céu. O mar fala da profundeza da alma e o céu fala da ascensão ilimitada.
Turmalina Rosa: Ela é a doadora do amor na esfera material. Sua mera presença gera alegria e entusiasmo pela vida. Utilizar, carregar, usar a turmalina rosa ou com ela meditar, inspirará o coração a livrar-se de mágoas passada e voltará a confiar na força do amor.
- Turmalina Verde: Trata-se de uma pedra curativa em todos os sentidos. Ela é capaz de purificar e fortalecer o sistema nervoso, capacitando-o a conduzir quantidades maiores de força espiritual.
- Turquesa: Tem a capacidade de absorver sentimentos negativos que poderiam vir a seu portador. Sua cor muda quando o portador esta doente ou quando algo desagradável esta para acontecer. Protege contra a poluição do ambiente. Melhora a meditação,circulação e paz de espírito. Grande poder de cura. Pedra sagrada para budistas tibetanos.
Um símbolo do mar e céu. O mar fala da profundeza da alma e o céu fala da ascensão ilimitada.
Principais Pedras Dos Signos

Áries: (21/03 a 20/04) Jaspe, Topázio
Touro: (21/04 a 20/05) Quartzo Rosa, Lápis Lázuli
Gêmeos: (21/05 a 20/06) Citrino, Olho de Tigre, Ágata
Câncer: (21/06 a 21/07) Quartzo cristal, Quartzo fumê
Leão: (22/07 a 21/08) Quartzo cristal, Ágata
Virgem: (22/08 a 22/09) Ágata, Jaspe
Libra: (23/09 a 22/10) Quartzo cristal, Quartzo fumê
Escorpião: (23/10 a 22/11) Jaspe, Citrino
Sagitário: (23/11 a 22/12) Topázio, Quartzo cristal
Capricórnio: (23/12 a 19/01) Quartzo fumê, Ônix
Aquário: (20/01 a 19/02) Água marinha, Quartzo cristal
Peixes: (20/02 a 20/03) Ametista, Quartzo cristal
COMO USAR E AMBIENTE
Cuidados com as Pedras
1. As pedras devem ser limpas, ou seja, lavadas em água corrente com sabão também complementar a limpeza das mesmas com loção antisséptica ou álcool a 70% e colocadas em uma cuba de alumínio ou panela de ágata com água aquecida a 45ºC.
Elas ficam mergulhadas na água quente com óleo de massagem para manter a temperatura das mesmas.
2. Antes de o cliente entrar deve-se já ter colocado as pedras para aquecer.
3. A cada troca de cliente deve-se lavar as pedras e colocá-las para energizar.
Dependendo da quantidade de pessoas agendadas, sugerimos ter mais de um kit de pedras.
4. Energização:
Terra – enterre por 3 horas
Sol – deixe o cristal até o meio dia
Lua – exposto à luz da lua
5. Com uma escumadeira são recolhidas e colocadas sobre uma toalha e o profissional verifica se consegue manter sua mão enconstada nas pedras por 30 segudos, o que define se a temperatura está ideal para ser aplicada sobre a pele do cliente e a terapia, por onseqüência, segura.
6. Sempre que pegar uma pedra da cuba ou da panela, secar para depois massagear o cliente.
7. É interessante que o profissional use um par de pedras por região, devolvendo-a na água, use outro par em outro membro.Sempre realizar a massagem com a pedra aquecida.
8. Deve-se usar luva descartável para proteger as mãos durante esse procedimento.
9. Caso a pedra esteja muito quente para o cliente, fazer movimentos mais rápidos e não parar a pedra sobre a pele dele. À medida que a pedra for esfriando, pode-se realizar os movimentos lentos e pode parar a pedra a pele do cliente.
10. A quantidade mínima de pedras para um atendimento é: 4 esferas de cristal e 6 de pedras vulcânicas/basálticas.
Essa terapia envolve a colocação de pedras quentes (temperatura entre 40º e 50º) em pontos estratégicos do corpo, como os chacras (centros magnéticos, que, segundo o hinduísmo, captam, armazenam e distribuem a energia. Acredita-se que estão relacionados a órgãos e glândulas) e pontos específicos da coluna. Mas a diferença está na combinação entre as pedras quentes e técnicas de massagens como shiatsu, reflexologia e drenagem linfática .
As pedras vulcânicas do Havaí - utilizadas na terapia - ficam o tempo todo num recipiente com água quente.
Durante a sessão, conforme a terapeuta utiliza cada uma delas, são colocadas novamente na água quente.
As pedras têm diferentes formatos e tamanhos:
As mais lisas são usadas para massagear o corpo e, apesar de estarem bem quentes, são suportáveis tanto para a quem aplica quanto para quem recebe a massagem.
Em um ambiente calmo, com luz baixa e música tranqüila, a pessoa que recebe a terapia já começa a relaxar.
A massagem com óleos essenciais e, depois com as pedras, é iniciada nos pés. Em seguida a terapeuta parte para as pernas, coxas, braços, barriga, face e, finalmente, cabeça
Depois, com a pessoa deitada de bruços, a massagem é recomeçada nos pés, nas partes de trás das pernas, coxas e braços, no pescoço e nas costas, onde é finalizada.

Apenas a sensação de calor, proporcionada pelo contato entre as pedras e a pele provoca um grande relaxamento, mas para a melhora das funções orgânicas, as técnicas de massagens são fundamentais:
- O shiatsu desobstrui os canais de energia do corpo e tem ação direta nos órgãos e vísceras;
- a reflexologia o bloqueio da energia, combatendo o stress e aliviando o cansaço e as tensões.
- E a mais utilizada delas, a drenagem linfática, estimula a eliminação de toxinas do organismo. A drenagem é indispensável em qualquer tratamento de combate à celulite e pós-cirurgia plástica, além de ser indicada para atenuar os sintomas da TPM (tensão pré-menstrual).
Uma sessão de terapia das pedras quentes dura aproximadamente uma hora e aconselha-se a fazer uma vez por semana.
Existem casos de indicação médica e de terapeutas alternativos, que sugerem aos pacientes para incluir essa terapia no tratamento.

Equilíbrio através da Energia dos Cristais
Lembre-se de respirar ritmicamente e corretamente, imaginando uma faixa de luz que vai passando por cada cristal em cada chakra, emitindo uma vibração equilibradora.
Você pode imaginar essa luz do alto para baixo e vice-versa, podendo demorar mais em um ou outro chakra que você achar necessário, imagine que a luz desce tirando a energia negativa, e trazendo uma energia positiva, harmonizando todos os chakras.
Cristaloterapia e prática de massagem com pedras quentes

Cristal vem do grego = Krystalos. Cristais tem a capacidade de receber, de conter, de projetar, de emanar, de refratar e de refletir luz, a forma mais elevada de energia conhecida no universo físico.
A nivel estético também trabalharemos movimentos de massagens que tanto terão êxito na estética como no relaxamento.
Pois :
- Os cristais tem o poder de trabalhar em nós nos planos físico, mental e espiritual, comunicando-se com o ser humano por meio da sua aura.
- As pedras desbloqueiam, liberam e reequilibram energias e emoções, aliviando sintomas negativos ou aflorando memórias e sensações importantes para o desenvolvimento pessoal.

Como são fontes de inesgotável energia esse trabalhará de forma profunda e penetrante, agindo sobre músculos, tendões, ligamentos e órgãos.
Veremos como haverá aumento na circulação e nas funções metabólicas .
A aplicação das pedras permite que se realize massagem profunda evitando dores no cliente, e poupando o físico do profissional.
O calor aplicado também vai atuar em profundidade, atingindo benefícios que vão mais além da nossa costumeira termoterapia .
Deve seguir todo o procedimento de higienização das pedras, retirá-las e verificar se a temperatura esta normal.
como viram no video, elas são colocadas sobre toalhas.
Somente tendo bastante segurança da temperatura é que pode deixá-las diretamene no corpo do cliente.
O que um tratamento com pedras provoca:

Um tratamento completo para o rosto que une a energia das pedras quentes e frias, a nutrição da argila e o poder das ervas para:

- Eliminar o estresse;
- Purificar e eliminar drasticamente as toxinas da pele do rosto;
- Eliminar as pequenas rugas que marcam os primeiros sinais de envelhecimento da face;
- Firmar a musculatura criando um destaque no contorno facial;
- Aumentar o sistema circulatório sanguíneo melhorando sensivelmente o tônus;
- Aumentar de forma acentuada a oxigenação cutânea;
- Deixar a pele luminosa, revitalizada e com muita vida;
- Aumentar sensivelmente o fator de hidratação natural da pele e reorganizar e completar as funções orgânicas.
Manobras faciais
1. Deslizamento superficial após espalhar o produto escolhido com as mãos, realizar um deslizamento leve para o cliente entrar em contato com a pedra e desensibilizar a região a ser massageada.
2. Deslizamento profundo pressionando um pouco mais a pedra
3. Deslizamento alternado (movimento de zigue-zague) com uma pedra em cada mão, realizando movimento de vai e vem com as mãos.
4. Movimentos circulares pequenos ou grandes.
5. Moimentos de bombeamentos colocando a pedra sobre o ponto a ser bombeado e pressionar e soltar a pressão da pedra sucessivamente.
6. Movimentos de fricção.
As manobras devem ser realizadas, pelo menos 5 vezes cada uma. Não hjá necessidade de realizar todas as manobras em uma mesma região da face. A seqüência de manobras, descritas a seguir, especifica qual a manobra eleger para cada região facial.
Sempre antes de massagear com a pedra fria ou morna, espalhar o produto com as mãos para promover um deslizamento adequado e o cliente sentir seu contato.
Seqüência de aplicação
1. Aplique movimentos e bombeamento sobre os linfonodos sub e supraclaviculares com auxilio de duas pedras. O movimento com a pedra produz um efeito drenante tecidual.
2. Em seguida aplique pressão seguindo uma linha vertical sobre o esterno em direção a região frontal. Durante esse movimento solicite que o cliente faça respiração profunda.
3. Em seguida aplique movimentos superficiais, alternados de movimentos circulares com as esferas na região frontal e centro facial em direção a região sub clavicular
4. Aplicar deslizamentos superficiais, seguidos de movimentos circulares na região do orbicular dos olhos em direção a região pré auricular.
5. Aplicar Bombeamentos seguidos de fricções na região da comissura labial e do arco zigomático em direção a região submaxilar.

6. Seguir movimentos drenosedantes da região frontal em direção a região nasogeniana e submentoniana e subclavicular.

7. Com auxílio de duas pedras em temperatura morna apoiar as mãos suavemente sobre o pavilhão auditivo, permanecendo por alguns instantes.
8. Finalizar a massagem aplicando deslizamento suave até a região subclavicular, repousando suavemente em uma linha vertical ao esterno pedra em temperatura aquecida. Deixar o cliente em descanso por algum tempo.

Temos atualmente uma série de possibilidades terapêuticas com as pedras desenvolvidas por profissionais atuantes na estetica.
PROTOCOLOS UTILIZADOS NA APLICAÇÃO DA TÉCNICA
Esse protocolos são da Vitaderm, mas cada um segue com os produtos de seu uso habitual

Protocolos faciais.
Cromo Stone Massage – Relaxante Facial
Indicação: peles sensíveis, congestionadas, rosáceas
Ação – relaxante, calmante, anti-stress
1. Higienizar mãos do profissional e cliente com Loção de Hortelã
2. Higienizar face, percoço e colo com Sabonete Calmante Vita Equilíbrio
3. Tonificar com Loção Vita Equilíbrio
4. Se necessário/adequado, promover esfoliação física com o Peeling de Lama e Quartzo.
5. Ionizar o Vita Lifting intensivo por 10 minutos ou aplicar microcorrente
6. Ainda com o próprio Vita Lifting Intensivo, efetuar Drenagem Linfática Manual.
7. Aplicar Máscara Biomimética adicionada ao Gluido Azul Facial e Corporal ou Máscara Gel Calkmante de Tília Plus.
8. Aplicar a Cromo Stone Massage relaxante sem tirar a Mascara. Na sequencia, se necessário, remover o excesso da mascara
9. Finalizar com gel para a área dos olhos, e por toda a face aplicar o Serum Fotoprotetor Fator de proteção 30 .
MANOBAS CORPORAIS
Sempre segurando uma pedra na mão:
1. Deslizamento superficial após espalhar o produto escolhido com as mãos, realizar um deslizamento leve para o cliente entar em contato com a pedra e desensibilizar a região a ser massageada.
2. Deslizamento profundo pressionando um pouco mais a pedra.
3. Deslizamento alternado (movimento de “zigue-zague” com uma pedra em cada mão, realizar movimento de vai e vem com as mãos.
4. Movimentos circulares, pequenos ou grandes.
5. Movimento de bombeamentos colocando a pedra sobre o ponto a ser bombeado e pressionar e soltar a pressão da pedra sucessivamente.

As manobras devem ser realizadas, pelo menos, 5 vezes cada uma. Não há necessidade de realizar todas as manobras em uma mesma região do corpo. A seqüência de manobras descrita adiante, especifica qual a manobra eleger para cada região corporal.
Sempre antes de massagear com a pedra quente, espalhar o produto com as mãos para promover um deslizamento adequando. E principalmente para que o cliente sinta o contato do profissional .
Protocolos Corporais de Cromo Stone Massage

Cromo Stone Massage – (drenante)
Indicação: retenção hídrica, pré pós-cirúrgica; ação oxigenante e drenante
1. Higienizar as mãos do profissional da cliente com Loção de Hortelã.
2. Aplicar Gomage Corporal e retirá-la em forma de roolings.
3. Aplicar uma mistura de 20 gr. A 40 g. da Máscara Biomimética, adicionada a 1 flaconete de Fluido Verde Corporal.
4. Aplicar a Cromo Stone Massagem sem retirar a máscara. Escolha o cristal verde.
5. se necessário durante o procedimento de massagem com as édras a´çocar Óleo Corpora Fisiomassagem ou Creme Corporal Fisiomassagem com andiroba e gingko biloba.
Home Care: manha e noite:
Vita SPA Esfoliante
Óleo Corporal Fisiomassagem.
CromoStone Massage – Redutora

Indicação> celulite e gordura localizada na modelagem corporal./

1. Higienizar as mãos do profissional e do cliente com Loção de Hortelã
2. Aplicar Gomage Corporal e retira-la em forma de roolings
3. Aplicar uma mistura de 20 a 40 gr. Da Mascara Biomimetica, adicionada a 1 flaconete do Fluido Laranja Corporal.
4. Aplicar Cromo Srone Massage Redutora, sem retirar a máscara. Realize a massagem com cristal branco ou com a pedra vulcânica.
5. Se necessário durante o procedimento de massagem com as pedras aplicar o Creme Redutor Corporal para Massagem
Home Care
Vita SPA Esfoliante
Vita SPA Hidratante de manga e cupuaçu, Vita SPA Hidratante de Copaíba e Abacate ou Creme para Prevenção de Estrias.
Esses protocolos são da Vitaderm.

Mas podem utilizar os cosméticos do uso habitual de voces.
Claro que nem todas as empresas tem produtos Cromo.
A vitaderm esta atuando muito nessa área.
Mas usem óleos essenciais.
Procurem nos produtos de voces, os substitutos para o protocolo
óleos, cremes, fluidos, melanges, tudo que tiverem, que possam ser adaptados a sequencia, de acordo com a intenção do tratamento.
Cromo Stone massage relaxante corporal

Indicação: pessoas que apresentam estresse, com queixa de cansaço e que queiram relaxar.

1. higienizar
2. Aplicar Gomagem Corporal
3. Aplicar o óleo Corporal Fissiomassagem sobre a região a ser massageada.
4. Aplicar Cromo Stone Massagem RElaxane sem retirar o Óleo Corporal. Utilizar o cristal azul ou verde para realizar a massagem
5. Se necessário durante o procedimento de massagear com as pedras, reaplicar o óleo.
Home Care
Vita SPA Esfoliante no banho
Vita SPA hidratante de manga e cupuaçu ou óleo corporal de fisiomassagem .
TERMOSTONETERAPIA
TRATAMENTOS CORPORAIS

No abdomem e dorso são utilizadas toalhas quentes para otimizar os efeitos da termoterapia.
Mãos e pés recebem pedras quentes para finalizar o ritual de relaxamento.
Para estender e potencializar as propriedades desinfiltrantes da terapia,o ideral será a aplicação de bandagem compressiva quente de argila verde.
São propriedades fisiológicas da técnica TermoStoneterapia
• Limpeza cutânea
• Vasodilatação
• Aquecimento
• Oxigenção
• Nutrição celular/
• Estímulo da diurese
• Estimulo da sudorese
• Renovação do manto hidrolipídico
• Estimulo ao Sistema Nervoso Parassimpático
• Liberação de Aderência
• Estimulo da peristalse intestinal
• Desinfiltração
• Desintoxicação
• Favorecer o Retorno Venoso e Linfático.
São efeitos terapêuticos da TemoStoeterapia
• Redução de Medidas
• Auxilio no tratamento da Celulite
• Relaxamento muscular.

Manobras Apresentadas
• Preparação e Posicionamento do cliente
• Estímulo em Pontos de Acumpuntura: (VC12, VC4, E25, VB26 e VB27)
• Deslizamento Superficial
• Deslizamento Alternado Profundo
• Fricção curta em blocos distal / proximal
• Fricção proximal para distal
• Amassamento
• Manobra Desilfitrante
• Bombeamento Drenante
Protocolo para TermoStoneterapia

1. Loção antisséptica com hortelã e mentol
2. Comage corporal de pêssego, maracujá e macadâmia
3. Gel hiperemiante com cafeína e bioex antilopênico
4. Creme de massagem com fosfaridilcolina, xantalgosil, bioffirming, guaraná e nicotinado de metila
5. Pedras quentes mergulhadas em óleo de massagem com ginkgo biloba
6. Bandagem compressiva com argila verde quinze minutos para finalização
7. Manutenção – esfoliante corporal com manga e gel com ácido manurônico e bioex antilipênico.
Manobras TermoStoeterapia

Preparação (ABERTURA DOS GANGLIOS)

Estímulos a pontos de Acupuntura
Aquecimento com toalhas quentes
Deslizamento Superficial
Deslizamento Profundo
Fricção em blocos
Fricção proximal / distal
Preparação Amassamento
Manobra desinfiltrante
Bombeamento drenante
Finalização
Relaxamento mãos
Relaxmento pés
Relaxamento dorsal
Toalhas quentes
EXCELENTE RESULTADO APOS 3 MESES DE APLICAÇÃO 2 VEZES NA SEMANA.

ALGUMAS DAS CITAÇOES SOBRE A TERAPIA

Não há dúvida de que o contato com a natureza traz uma série de benefícios à saúde. O que muitos não imaginam é que até mesmo as pedras podem contribuir para o bem-estar da humanidade. Pelo menos é isso que promete o tratamento conhecido como terapia das pedras quentes. O método, utilizado desde a antiguidade no Oriente, foi introduzido no País há apenas dois anos pela esteticista Ala Szerman. A terapia de pedras quentes utiliza uma técnica chamada termoterapia, que consiste na condução do calor ao corpo, por meio de pedras vulcânicas.

O especialista em reabilitação cardíaca e medicina chinesa Daniel Dib conta que o tratamento é feito com massagens e pedras aquecidas em água quente (temperatura de 48° C), que equilibram as energias do corpo, relaxam a musculatura e a mente. “Em Uberlândia, existem várias clínicas que fazem esse procedimento. O cansaço, a tensão pré-menstrual (TPM), dores musculares, estresse físico ou emocional podem ser eliminados pela terapia das pedras quentes”, explica o especialista.
Segundo Daniel Dib, há dois tipos de pedras que são utilizadas: as semipreciosas, como a ágata, e as pedras não preciosas, como o basalto de amidalóide.

As pedras semipreciosas são mais cristalizadas, retêm o calor por mais tempo e, por isso, são colocadas fixamente em pontos de abertura de energia do corpo. Já as pedras não preciosas, chamadas de pedras móveis, deslizam pela musculatura e passam pelos principais canais energéticos do corpo.
A comunicadora empresarial Edianes Rodrigues, de 27 anos, faz o tratamento há dois meses. Ela acreditava que não havia nenhum remédio capaz de aliviar suas dores. “Sentia muitas dores lombares e nenhum tratamento havia surtido efeito satisfatório. Foi nesse momento que decidi optar por uma terapia alternativa”, conta. Além das dores constantes e fortes, vários distúrbios emocionais a incomodavam, mau humor, falta de paciência e irritabilidade no dia-a-dia. “Quando faço a terapia, o alívio de tudo isso é quase imediato. O calor das pedras ajuda muito, mas é importante destacar que uma boa alimentação e uma postura adequada ajudam muito no tratamento”, ressalta.
A estudante de 19 anos Nayane Ranielle Borges conta que cansou de tomar remédios e também procurou métodos alternativos para tratar o estresse, as dores de cabeça e a TPM. “Na primeira sessão me senti mais leve, mais relaxada, parece que as pedras haviam sugado toda a energia ruim do meu corpo. Minha TPM diminuiu bastante e já não tenho dores de cabeça”, afirma.

Segundo o especialista, a duração do tratamento varia de acordo com as necessidades de cada paciente, mas o recomendável é que se façam ao menos três sessões da terapia por semana para que o corpo absorva a energia das pedras e mantenha o equilíbrio. “A terapia das pedras quentes é uma ótima opção para pessoas que valorizam técnicas naturais e gostam de seguir caminhos que evitam os medicamentos”, finalizou Daniel Dib.

Pedras aquecidas equilibram as energias do corpo e relaxam .

quarta-feira, 30 de julho de 2008

MODULO I PEDRAS QUENTES

Pedras Quentes
História da Terapia com Pedras Quentes, Ação da aplicação das pedras (Benefícios, efeitos fisiológicos, indicações e contra-indicações), Descrição dos Chakras (alinhamento, bom funcionamento, funcionamento deficitário, localização), Tipos de pedras (significado dos cristais), Cromoterapia, Aromaterapia, Seqüência passo-a-passo da massagem
HISTÓRIA


A terapia das pedras quentes, ou o fato de massagear o corpo com pedras aquecidas e frias, de acordo com a necessidade do paciente, é um conceito moderno, embora já exista há oito aos na Europa e Estados Unidos e também exista referência de seu uso já no Egito antigo e no Velho Testamento. No Brasil, foi introduzida há alguns anos pela esteticista Ala Szerman.
As pedras quentes eram utilizadas por monges, na antiguidade, para controlar a fome quando entravam em processo de jejum. Por isso a técnica auxilia na perda de peso. Além disso, a energia gerada quando as pedras quentes são friccionadas no corpo, chamada de piezoelétrica, diminui inflamações, melhora a regeneração celular, muito indicada também no tratamento anti-celulite.
Apesar de ser uma técnica terapêutica, também pode ser usada para emagrecer.
Os monges, quando ficavam horas em meditação, não podiam parar para comer e as pedras eram aquecidas e colocadas no estômago: é possível tirar a compulsão pela comida.
É clinicamente a aplicação de termoterapia, em que a condução do calor é transmitida ao corpo através de pedras plutônicas formadas na parte baixa do vulcão. Tais pedras foram esfriadas de forma lenta ao longo de milhares de anos, permanecendo em sua composição todo o seu potencial energético e bioquímico, como a olivina policristalina e o silicato de ferro e de magnésio. O calor emanado das pedras é aplicado ao corpo das pessoas por meio de técnicas avançadas de massoterapia alinhada a conhecimentos milenares de geoterapia e termoterapia. Como resultado, proporciona um efeito penetrante sobre o sistema muscular chegando, em alguns casos, a corrigir disfunções de órgãos e vísceras. A temperatura das pedras varia de acordo com a espessura do tecido epitelial de cada pessoa. A energia que provém das pedras penetra profundamente nos músculos, permitindo a limpeza, a desobstrução e a normalização do fluxo energético, que tem nos meridianos o seu principal meio de condução do ki (energia), obtendo-se então, a homeostase orgânica e energética.
Os clientes que recebem a Terapia das Pedras Quentes sentem-se recarregados energeticamente e com capacidade para trabalhar mais e melhor por períodos mais prolongados. Percebem de imediato:

• Um controle oculto do potencial bioelétrico dos meridianos;
• O estado de ansiedade, tensão, apreensão e agitação desconfortável sendo substituídos pela serenidade, relaxamento, calma e paz interior;
• Melhora na circulação sanguínea;
• Aumento do tônus muscular;
• Estimulação de processos fisiológicos como a digestão e a respiração;
• Melhora na mobilidade das articulações;
• Desfazimento de nódulos, eliminação de gordura e combate a celulite;
• Melhora no fluxo da energia vital;
• Alívio de dores na coluna vertebral e outras regiões do corpo;
• Liberação de emoções reprimidas.
Ajudando assim as pessoas a entrarem em contato com o seu eu interior, com a sua realidade e criar uma auto-imagem mais positiva.

Quando elegemos a Terapia das Pedras Quentes como auxiliar num tratamento corporal, ficamos sintonizados com o poder d sintonia dos elemento com as ordens da natureza,
- Os índios usam pedras quentes em seus rituais de cura
- os chineses, desde antes da dinastia Shang, isto é, cerca de 2000 - 1500 a.C, usam-nas para aliviar músculos cansados.
- Há outras culturas que adotam a Terapia das Pedras Quentes no banho. Um exemplo são os russos, que distribuem as pedras no fundo da banheira e deitam-se sobre elas com o intuito de absorver sua energia.
- Outro exemplo é uma ordem de monges japoneses que utiliza as pedras aquecidas no abdômen, após cada refeição.
A Terapia das Pedras Quentes é um presente da mãe natureza reservada a seus filhos para que possam restaurar, completamente, o equilíbrio do corpo e também assumir o controle de suas vidas, permitindo-lhes fazer as escolhas certas.

Usando-se temperaturas diferentes, quentes e frias, sobre o corpo e rosto, consegue-se produzir reações fisiológicas e orgânicas de mais alto benefício para o ser humano
É um método contemporâneo de técnicas multifacetadas, baseado na termoterapia Esta terapia ultrapassa os benefícios fisiológicos de uma massagem, mais do que isto, ela entra na área de maior dimensão do relaxamento puro, e de bem estar. Um equilíbrio interno e emocional é o resultado desta terapia a sensação permanece como ponto de comunicação do homem com a natureza.
A Técnica Massagem com Pedras Quentes ou “Stone Massge” foi desenvolvida em 1994 pela terapeuta Mary Hanigan em Tucson Estados Unidos. Nesta técnica o terapeuta utiliza as pedras vulcânicas, que são ricas em ferro e que armazenam grande quantidade de calor em contato com a pele, elas são pretas, lisas e dificilmente encontradas no Brasil, normalmente são encontradas nos Estados Unidos, vindas da Indonésia.

INDICAÇÃO E CONTRA-INDICAÇÃO

Todas as terapias têm suas indicações e contra-indicações. Não é diferente com a Terapia das Pedras Quentes. Devemos respeitar todas elas, fazendo a ficha de avaliação da cliente. Veja:

Principais Indicações
1. Fadiga
2. Alterações ósteo-articulares;
3. Problemas musculares, dor muscular, músculos atrofiados;
4. Alterações da saúde da mulher, cólica menstrual;
5. Estresse, cansaço, angústia, depressão;
6. Tratamentos estéticos corporais e faciais;
7. Prisão de ventre;
8. Gordura localizada, celulite;
9. Obesidade.
Principais Contra-indicações

1. Fraturas, ferimentos;
2. Osteoporose avançada;
3. Tumores;
4. Alterações de sensibilidade;
5. Cistite aguda (sobre a bexiga);
6. Gravidez;
7. Infecções agudas;
8. Doenças de pele;
9. Câncer;
Dicas:

Má circulação - colocar na planta dos pés pedras frias e massagear a perna com pedra quente (contra-indicado para quem tem problemas de varizes). O contraste térmico ativa a circulação, melhorando o inchaço, dores nas pernas, etc.

Enxaqueca - massagear a fronte com pedra fria.

Cólica - Aquecer as pedras e colocar na barriga sobre um pano.


Os grandes benefícios que a técnica produz são:
1. Elimina o estresse;
2. Estimula o poder dos sentidos;
3. Reorganiza e completa as funções orgânicas;
4. Melhora a tonicidade da pele;
5. Purifica e trata o Ser como um todo;
6. Alivia sintomas da TPM;
7. Elimina a sensação de cansaço;

8. Auxilia no tratamento da gastrite;
Outras funções das pedras

- Melhora as funções orgânicas - permite que se realize massagem profunda sem as dores da massagem convencional. O calor aplicado vai atuar em profundidade, possibilitando atingir benefícios inalcançáveis pela termoterapia convencional.
- Harmoniza corpo, mente e espírito - ajuda o cliente a se reconectar com suas raízes, com a energia da Terra, trazendo equilíbrio à sua vida diária, usando a energia eletromagnética que existe em todas as coisas. A Termoterapia induz à liberação de emoções bloqueadas e a técnica de massagem utilizada facilita ao máximo essa liberação.
- Equilibra o sistema nervoso - a sinergia da massagem com pedras quentes e a termoterapia não se limitam a deslizamento sobre os músculos. As manobras executadas com pedras quentes permitem alcançar as terminações nervosas superficiais que comunicam ao sistema nervoso a energia positiva que equilibra a perfeita união do corpo e mente.
O terapeuta da Clínica Caminho, Denílson Lopes, define o tratamento de três formas: “Equilíbrio, energização e relaxamento muscular”. O procedimento é simples - são colocadas pedras pré-aquecidas em locais específicos, umas fixas, e outras móveis para massagear o corpo, nesse caso usando um óleo relaxante para evitar o atrito. Ao longo da sessão, em média uma hora, são utilizadas cerca de 55 peças a uma temperatura de 50ºC, incluindo pedras semipreciosas, como ágatas, e as não-preciosas, como o basalto de amidalóide, também conhecidas como pedras de rio: “O calor das pedras é penetrado 4 cm abaixo da pele e espalhado na região”.
A História das Pedras que Curam
Desde os primórdios, as pessoas vêm sendo atraídas para as energias das pedras. Carregamos pedras por distâncias, para homenagear reis e deuses, até mesmo esculpimos nossos rostos e os dos nossos deuses nas pedras.
Há as pedras da sorte que as pessoas carregam em seus bolsos e os talismãs, criados para muitas formas de cura, renascimento, saúde e relacionamentos.
A energia contida na Chapada Diamantina é notória. Seixos rolados compostos basicamente de quartzo, encerram em seu interior a força dos cristais e a memória da energia.
Algumas culturas ensinam que pedras, rochas e pedreiras guardam as lembranças de todos os eventos deste planeta, senão do Universo.
VEJAM COMO ISSO É INTERESSANTE
Ao usar as pedras em um tratamento corporal, estamos novamente homenageando os poderes da Terra, permitindo que seus filhos unam-se em uma compreensão mais profunda da ordem da vida. A maioria, se não todos os tratamentos que utilizam pedras são passados oralmente de um curandeiro a outro. É uma honra ser escolhido para aprender a arte da cura através das energias das pedras. Os índios usam pedras quentes em seus rituais de cura, geralmente pedras cuidadosamente selecionadas, cujas nuanças variam de azuladas a pretas, de marrons a vermelhas. Também utilizam uma aquecida ao sol (helioterapia) sobre o ventre de uma mulher durante seu período de menstruação para aliviar a dor. Na cerimônia de passagem à puberdade, os meninos devem deitar sobre uma rocha dura e colocar pedras macias por entre os seus dedos dos pés para ensiná-los a diferença entre o duro e o macio, feminino e masculino, uma iniciação à compreensão da importância do equilíbrio da vida. Xamãs, médicos e curandeiros utilizam pedras e cristais em suas cerimônias de cura. Na China, o uso de pedras quentes para aliviar músculos cansados é uma pratica utilizada desde antes da Dinastia Shang (Cir. 2000-1500 AC)
As Pedras – cor, quantidade.

As pedras mais indicadas para massagem são: ágata calcedônia, feldspato, basalto amigdaloide ou pedras plutônicas. Destas há muitas variedades no Brasil. Muitas contêm olivina, silicato de ferro e de magnésio, e as que são conhecidas como basalto amigdaloide, contêm quantidades notáveis deste mineral. É uma pedra de grãos finos, muito densa e forma massas cristalinas finas.

A densidade das pedras é 2,5 vezes o peso por volume de água. A dureza é de 7, na escala de Mohs de 1 a 10, sendo que um diamante é de 10. As pedras foram formadas na parte baixa na terra, e esfriadas lentamente, sofrendo modificações em sua composição em razão da metamorfose e cristalizando várias vezes, aumentando a densidade.

As pedras frias normalmente devem ser de mármore. O mármore vem de placas de cristais que flutuam sobre o manto grosso de 2700 Km, que por sua vez flutua sobre um núcleo líquido extremamente quente, como bolinhos sendo cozidos na água quente. É a interação da crosta, do manto e do núcleo que torna o calcário sedimentar relativamente macio e um mármore metamórfico extremamente duro. Achar as pedras adequadas é uma missão difícil, já que cada uma delas tem uma ação diferente.
As Pedras – cor, quantidade.

As pedras mais indicadas para massagem são: ágata calcedônia, feldspato, basalto amigdaloide ou pedras plutônicas. Destas há muitas variedades no Brasil. Muitas contêm olivina, silicato de ferro e de magnésio, e as que são conhecidas como basalto amigdaloide, contêm quantidades notáveis deste mineral. É uma pedra de grãos finos, muito densa e forma massas cristalinas finas.

A densidade das pedras é 2,5 vezes o peso por volume de água. A dureza é de 7, na escala de Mohs de 1 a 10, sendo que um diamante é de 10. As pedras foram formadas na parte baixa na terra, e esfriadas lentamente, sofrendo modificações em sua composição em razão da metamorfose e cristalizando várias vezes, aumentando a densidade.

As pedras frias normalmente devem ser de mármore. O mármore vem de placas de cristais que flutuam sobre o manto grosso de 2700 Km, que por sua vez flutua sobre um núcleo líquido extremamente quente, como bolinhos sendo cozidos na água quente. É a interação da crosta, do manto e do núcleo que torna o calcário sedimentar relativamente macio e um mármore metamórfico extremamente duro. Achar as pedras adequadas é uma missão difícil, já que cada uma delas tem uma ação diferente.
As qualidades das pedras fornecidas são a calma, o sono, o descanso, a solidez e pouco ou nenhum movimento. Elas abrem canais de energia e são a abertura para o ensinamento e o foco. Também há um foco claro no plano físico, um calmante da mente e um consecutivo desacelerar do movimento físico. Estas pedras permanecem quentes mais tempo que quaisquer outras rochas dos rios. É importante que a energia eletromagnética das pedras e das pessoas seja similar.


Ao colher as pedras tratamos de achá-las nas cores, variando de cinza escuro a preto e de marrom a vermelho escuro. Quanto mais macias e vitrificadas, mais tempo reterão o calor quando aquecidas na água. As pedras podem ter muitas formas, mas poucas são adequadas. Cada pedra tem uma finalidade na vida. As escuras representam a energia masculina / yang
A cor preta ajuda a abrir canais de energia, dando abertura e focando a energia do cliente e acalmando a mente e as emoções com um foco firme no plano físico.
Para equilibrar nosso Corpo-Mente-Espírito, deve-se usar tanto Yin, quanto Yang.
Se as pedras pretas forem Yang, as pedras de mármore complementarão as pedras masculinas (pretas) com energia feminina / Yin, o lado delicado de nosso Espírito.
A pedra branca de mármore escolhida para ser usada na Terapia das Pedras Quentes permanece mais fria por mais tempo e dá contraste ao tratamento. É um enorme prazer usar as duas cores opostas juntas
A cor branca ajuda a elevar a consciência de que estamos neste vasto Universo, abrindo o Chakra da nossa coroa para receber informações e permitir que caminhemos na Luz de nosso Espírito
VEJAM NAS FOTOS. OS CHAKRAS.
A Colocação Apropriada das Pedras
A palavra chakra é uma palavra sânscrita e significa "roda de luz". Estamos todos em movimento em volta de uma roda, a Terra, você, tudo isso e eu existimos, até mesmo as menores moléculas e átomos. As rodas de movimento geralmente giram no sentido horário, apesar de que, às vezes podem girar no sentido anti-horário. Para o corpo humano a energia é recebida do lado esquerdo (o lado recipiente ou yin / feminino) e é transmitida do lado direito (o lado libertador ou yang / masculino). Toda vez que trabalhar em alguém, vá do lado esquerdo do corpo para o direito, tanto em uma massagem quanto em um tratamento.
Há sete chakas principais, bem como sete camadas do campo de Energia, mais conhecido como aura.
Cada camada da aura está em harmonia com um chakra e, por sua vez, está associado à uma função psicológica do corpo. O movimento da energia através do corpo leva o cliente a um estado mais profundo de meditação ou relaxamento. Ao usar as pedras em conjunção com um tratamento de energia, o terapeuta pode ajudar o cliente a recuperar o equilíbrio físico mental e da Alma. Criar uma sensação de bem estar, equilíbrio, uma sensação de todo, que talvez já não se sinta há algum tempo.
Iniciando do lado esquerdo para o direito a colocação das pedras mantêm um ritual ancestral, descrito em pergaminhos. Um desenho de linha paralela com pedras da coluna, trás uma melhora e um profundo relaxamento. Em seguida são colocadas as pedras de conexão.
A conexão indestrutível do Ser Humano com a Natureza. Antes da massagem é feita uma abertura e conexão energética, formando um único campo do cliente e da massagista. A abertura ajuda a despertar os Chakas e permite um estado mais profundo de relaxamento para o cliente que por sua vez permite que os canais de energia sejam abertos e fiquem dispostos a receber toda a Luz que lhes é canalizada. A técnica de conexão energética que é aplicada em seguida respeita o círculo no horário de sentidos, que representa o renascimento, isto ajuda o corpo a abrir e desobstruir as vias para que a energia possa fluir livremente através dos Chakas. Existe uma união do cliente com as pedras e uma reação de confiança, segurança e conforto.
VEJAM ESSA COLOCAÇÃO IMPORTANTE;

INICIAR A MASSAGEM, COLOCAÇÃO DAS PEDRAS PELO LADO ESQUERDO.

SERÁ QUE LEMBRAMOS SEMPRE DISSO?
Um dos princípios que a Terapia das Pedras Quentes se baseia em termoterapia é os benefícios que este método proporciona. A termoterapia é a aplicação de diferentes temperaturas com a finalidade de mudar as respostas fisiológicas do corpo.
O uso de calor e frio é a massagem mais eficaz e atual no campo até o momento. A circulação é modificada rapidamente com o uso de pedras quentes e frias. Se a circulação aumentar, a nutrição também aumentará e o mesmo acontecerá com as células nas funções do corpo. Acredita-se que ao aumentar o fluxo sanguíneo através da pele, o fígado, o intestino e os rins sofrem desintoxicação.
Ao usar tanto pedras quentes quanto frias em uma massagem, você está acelerando a troca de sangue, linfa e fluidos digestórios do corpo. Ao usar as duas temperaturas extremas, aumenta-se o fluxo sanguíneo na área, bem mais que se tivesse usado quente e frio separadamente. Aumenta-se assim a circulação, e a qualidade do sangue, portanto a pessoa melhora.
A aplicação de pedras quentes e frias produz uma série de respostas internas. A aplicação prolongada de pedras quentes em uma área atua como um derivativo que diminui o sangue e a linfa de uma área, aumentando o sangue e a linfa em outra. O oposto ocorrerá com aplicação pequena de pedras frias, chegando a resultados de retrostase. É importante entender estas respostas para determinar o curso que um tratamento deve seguir.

Relação entre Chakras e os Cristais

7º Chakra – Centro da Coroa
Pedra: Violeta e branco
Canalização de energia cósmica aspectos espirituais da humanidade.
6º Chakra – 3ª Visão
Pedra: Índigo, ametista, calcitaótica
Percepção interior, visualizar e compreender conceitos mentais
5º Chakra – Garganta
Pedra: Algas marinhas, fluorita
4º Chakra - Coração
Pedra: Rosa, Verde
Amor a todos os reinos da natureza. Aventura para a vida.
3º Chakra – Inferiores
Pedras: Citrino, topázio verde - Quem é você dentro do universo, prazer e expansividade, consciência da universalidade da vida.
2º Chakra – Púbico
Pedras: calcita, laranja, pedra da lua.
Qualidade de amor ao sexo oposto. Concessão e recebimento do prazer físico, mental e espiritual.
1º Chakra – Centro do Cóccix
Pedras: hematita, jaspe, turmalina negra
Qualidade de energia física e vontade de viver.
Ação das Pedras
Ametista - Os gregos acreditavam que essa pedra protegia contra a nostalgia, maus pensamentos, também que podia transformar maus pensamentos em otimismo, libertando-nos de falsos amigos. Exerce efeito calmante sobre o coração e os nervos, melhorando a capacidade de concentração.
A ametista cuida e protege a pele e impede a queda do cabelo.
Sodalita - fortalece os nervos, clareia o intelecto, proporcionando confiança e força para defender o próprio ponto de vista.
Água Marinha - penetra de maneira muito regeneradora e rejuvenecedora na aura e na alma, melhorando as depressões e fortalecendo a autoconfiança.
Quartzo Rosa - Incentiva o amor. A unakita atua sobre o corpo para restauração do equilíbrio (yin e yang) tem propriedade calmante e diminui as perturbações psicossomáticas. Proporciona suavidade, carinho, amor e nos ajuda a curar as feridas do coração, é um grande revitalizante facial.
Citrino – abertura de novos caminhos. Aproxima-se da força do sol e abre os corações e as almas para coisas novas. torna-nos mais compreensivos para com as outras pessoas.
Calcita Alaranjada - Inspiração e memorização, a calcita laranja como poderosa pedra energizante, penetra em todo o nosso corpo, permite reconhecer situações intuitivas.
Turmalina Preta - Funciona como pára-raios de influxos negativos. É umas das mais poderosas pedras para o nosso corpo e alma. Durante a meditação ou equilíbrio dos chacras, a turmalina preta deverá ficar entre os pés ou joelhos.
Jaspe – 0 Jaspe vermelho fazia parte das pedras mais valiosas da antiguidade e foi até mesmo mencionado nas revelações da bíblia entre os Judeus. O jaspe tinha um significado muito importante. Acreditavam que o jaspe protegia contra as moléstias femininas e lhes proporcionavam uma gravidez harmônica.
Liberação, desoneração de cargas altas de consciência de responsabilidade. Reconhecimento, liberdade, sono tranqüilo, senso de segurança.
Quando voce massageia usando só pedras, usa-se apenas as pedras.
Tem pedras para todos os pontos.
Pedras grandes para o longo da coluna, frente.
Pedras pequenas para garganta, olhos, terceiro olho. Na apostila serão colocadas varias fotos dessas pedras.
Quando trabalhamos com cristais, usamos também a cromoterapia.
Usamos também, como fou falado lá atrás, pedras pretas e brancas (mármore).
Meridianos

Os orientais acreditam que a energia vital, circula no nosso corpo ao longo de meridianos semelhantes aos circuitos sangüíneo,
nervoso e linfático e que essa força vital controla o funcionamento de todas as células. A energia precisa fluir livremente
ao longo dos meridianos para que cada órgão se mantenha em perfeito estado de saúde.
O sistema de meridianos unifica todas as partes do corpo e é essencial para a manutenção de um equilíbrio harmonioso.
Os meridianos transportam a energia e o sangue, regulam o yin e o yang, umedecem os tendões e os ossos, beneficiam as articulações.
A teoria dos meridianos desenvolveu-se juntamente com a evolução da acupuntura, uma terapia que envolve a inserção de
agulhas finas em pontos específicos da pele.
Os chineses descobriram que certas áreas (pontos) eram mais sensíveis quando um órgão ou função corporal estava prejudicado.
Esses pontos pareciam formar um traçado definido, um meridiano, que ia até o órgão ou função em particular.
Os meridianos formam a base da acupuntura, do shiatsu e também da reflexologia.
Para os chineses, os meridianos são parte daquilo que nos faz "funcionar".
Embora sua existência não tenha sido cientificamente comprovada; no entender da medicina ortodoxa, estão sendo feitas
pesquisas intensivas na China para satisfazer a exigência de provas dos ocidentais
Embora existam teorias dignas para serem consideradas, como explicar que dentro do
nosso corpo corre uma energia.
Embora a energia ch'i circule por todo o corpo num período de 24hs, onde cada órgãotem um período mínimo de duas horas de atividade e um período mínimo de duas horas de fluxo, essa energia tem o seu ritmo reduzido por algum bloqueio interior ou passaa fluir mais rapidamente do que o normal por causa de alguma influência externa ou, então, há uma energia extra no sistema e o corpo é desequilibrado, e isto pode causar uma doença.
Na verdade, apenas um meridiano atravessa todo o corpo, mas ele é dividido em catorze seções que são descritas de acordo com suas posições e funções.
Dos catorze meridianos, doze são considerados os meridianos "principais".
Esses são bilaterais (formam pares), resultando em 24 caminhos distintos.
Cada meridiano está ligado e relaciona-se com um órgão específico, do qual recebe o
seu nome e na maioria dos casos os órgãos são aqueles com os quais estamos familiarizados.
Ele também está ligado ao outro meridiano do par e ao órgão com o qualeste tem
um relacionamento específico.
Os pares de meridianos são constituídos por um aspecto yin e um aspecto yang, e são
dominados por um dos cinco elementos.
Por ex: o meridiano do rim (yin) estárelacionado com o meridiano da bexiga (yang) e ambos
são regidos pelo elemento água.
É difícil traçar uma linha divisória entre os conceitos anatômicos e fisiológicos de uma
energia vital. Os órgãos são descritos pela sua função em vez de o serem pela sua
estrutura e localização, e a idéia da cosmologia, em outras palavras, a contínua interação
entre o yin e yang, as quatro estações e os cinco elementos, dominam tanto as teorias
sobre estrutura como as teorias sobre função
APLICAÇÃO PROLONGADA COM PEDRAS QUENTES
A ação primeira da aplicação prolongada com pedras quentes em uma área de reflexo causa dilatação passiva dos vasos sanguíneos do órgão relacionado. Ao utilizá-la o calor é levado do centro para a superfície da pele, assim os músculos relaxam devido ao aumento do fluxo sanguíneo. A circulação interna do sangue diminui, desacelerando a atividade dos órgãos internos, acontece um relaxamento da atividade cardíaca, com diminuição no volume de sangue bombeado por batimento.
Vejamos:
Chakras - A aplicação prolongada de pedras quentes sobre os principais Chakras dá a sensação de estar na terra sendo embalado pela Mãe Terra. Algumas pessoas relatam a sensação de estar de volta no útero.
Sistema Nervoso - Aplicação prolongada de pedras quentes é sedativa. Na aplicação prolongada com Pedras Frias, os efeitos reflexos das aplicações prolongadas com pedras frias causam contração dos músculos e diminuem a atividade do órgão relacionado, por exemplo :
Artérias - Aplicação prolongada com pedras frias causa contração da artéria receptora da aplicação e de suas ramificações mais distantes.
APLICAÇÃO PROLONGADA COM PEDRAS QUENTES
A ação primeira da aplicação prolongada com pedras quentes em uma área de reflexo causa dilatação passiva dos vasos sanguíneos do órgão relacionado. Ao utilizá-la o calor é levado do centro para a superfície da pele, assim os músculos relaxam devido ao aumento do fluxo sanguíneo. A circulação interna do sangue diminui, desacelerando a atividade dos órgãos internos, acontece um relaxamento da atividade cardíaca, com diminuição no volume de sangue bombeado por batimento.
Vejamos:
Chakras - A aplicação prolongada de pedras quentes sobre os principais Chakras dá a sensação de estar na terra sendo embalado pela Mãe Terra. Algumas pessoas relatam a sensação de estar de volta no útero.
Sistema Nervoso - Aplicação prolongada de pedras quentes é sedativa. Na aplicação prolongada com Pedras Frias, os efeitos reflexos das aplicações prolongadas com pedras frias causam contração dos músculos e diminuem a atividade do órgão relacionado, por exemplo :
Artérias - Aplicação prolongada com pedras frias causa contração da artéria receptora da aplicação e de suas ramificações mais distantes.
Membranas Mucosas Nasais - Aplicação prolongada com pedras frias nas mãos, pode estancar sangramento nasal. Nesta massagem o pulso e os polegares do terapeuta são poupados, evitando esforço indevido, enquanto que as pedras ajudam a liberar os músculos tensos ou machucados do cliente.

A terapia das Pedras Quentes permite ao terapeuta trabalhar mais fundo nos clientes, com muito pouca pressão por parte do terapeuta. Usar as pedras ajuda o terapeuta a ir fundo naqueles pontos de gatilho mais resistentes que precisam de trabalho especifico, pontos que podem levantar o cliente da cama com dor. São aplicadas as manobras de Massagem Clássica e Shiatsu. Pedras de variadas formas adaptam-se tanto as curvas do corpo, como nas mãos do terapeuta. Deslizamento, effleurage, petrissage e fricção formam diferentes campos elétricos, através dos quais mandamos mensagens para o nosso cérebro
Pedras Quentes e Ayurveda

A Terapia das pedras quentes tem como excelência, levar o paciente ao encontro do relaxamento vital, advindo da natureza assim como levá-lo a civilizações antigas como o Egito, Grécia e India.

Isto acontece, devido à origem desta terapia que é citada até mesmo no antigo testamento. Assim, este trabalho corporal termotrópico condiciona o paciente ao equilíbrio mental, emocional e físico que é conduzido pelas alternâncias do uso das pedras e a profundidade epidérmica alcançada pela expansão provocada pelas temperaturas adquiridas através do posicionamento das pedras.

Pedras guardam lembranças de todo o planeta, existe nelas algo que chamamos de inteligência cósmica que é transmitida ao paciente através do contato realizado com as técnicas utilizadas na terapia.
AROMATERAPIA

Pode-se unir a terapia de pedras quentes à aromaterapia e ao uso de óleos essenciais, que, por serem vegetais, são completamente absorvidos pela pele e circulam pelo sangue, chegando aos pontos do corpo que precisam de auxílio para voltar ao equilíbrio.
Os aromas têm o poder de abrir os sentidos para transformações sutis, prolongando o efeito de realinhamento iniciado pelas pedras e os óleos.
Aliada à energia das plantas concentrada nos óleos essenciais, a terapia de pedras quentes é um abraço sólido e amoroso da Mãe Terra para nos ajudar a ter saúde e equilíbrio.
Há muitas variedades de pedras que se pode utilizar nas massagens, as mais apropriadas são as que têm, no interior substâncias térmicas para manter o calor por longo período. Com as pedras frias a mais indicada é a pedra de mármore.
Observações adicionais:
A energia gerada pela fricção das pedras sobre o corpo é chamada de Piezoelétrica. Tem o poder de diminuir inflamações, regenerar células e auxiliar no tratamento para a celulite.
Outros benefícios são conseguidos com a terapia: Alivia sintomas da TPM; Elimina a sensação de cansaço; Desperta a energia vital; Harmoniza o corpo e a mente; Melhora as funções orgânicas; Auxilia no tratamento da gastrite.
Usamos pedras, cristais, cores, aromas, óleos.
Utilizamos os chakras e meridianos e também os MARMAS;
MARMAS

Marmas, palavra que significa “zonas vulneráveis ou sensíveis”, são pontos que podem ser usados especificamente para diagnóstico ou como prática da busca do bem estar e da longevidade.
Os marmas são parte integrante da terapia Ayurveda podendo ser trabalhados em termos terapêuticos e considerados pilares em busca da saúde e qualidade de vida.
A existência destes pontos tão vitais demonstra que o corpo não é simplesmente uma massa física, mas um corpo de energia complexo com pontos de forças por meio dos quais podemos atuar nos processos fisiológicos e psicológicos.
A ciência dos marmas é uma prática veda extraordinária e dinâmica.
A terapia com pedras aquecidas nos pontos que são conhecidos como Marmas ajustam o fluxo de energia do paciente e consequentemente geram oportunidades de equilíbrio corporal e mental.
Os pontos energéticos são mais do que 107, porém iremos utilizar aqueles que são chaves para gerar uma harmonia corpo/mental
CROMO STONE MASSAGE
A sinergia da massagem com pedras aquecidas ou frias não se militam a deslizamentos sobre os músculos. Suas manobras atuam sobre o sistema nervoso sensitivo equilibrando o corpo e a mente.

As cores como vibração energética, propagando-se emdeterminada freqüência, produz mudanças quimicas de forma sutil no ser humano, interferindo no seu metabolismo no nível físico ou emocional.

Algumas ações terapêuticas de algumas cores:

Laranja – cor a alegria, antidepressiva, boa digestão, rejuvenesce,vitaliza.

Amarelo – criatividade, purifica o sistema e é benéfica para a pele

Azul – acalma, é analgésica, regenera a célula dos músculos.

Verde – aumenta a capacidade física e mental, antiinfeccioso, anti-séptico e regenerador.
TIPOS DE PEDRAS


Os geólogos descobriram que as pedras podem ser formadas por: ortoclásio, piroxênio, feldspato de plagioclásio, silicato vitrificado, augita, ferro e constituintes de magnésio.
As mais indicadas para massagem são: ágata, calcedônia, feldspato, basalto, amigdalóide ou pedras plutônicas.
Os cristais, que são muito utilizados na massagem, se originam do magma (rocha derretida) ou dos gases igneous do interior da terra, outros dos fluxos de lava vulcânica.